Rio de Janeiro oficializa 23 novos patrimônios culturais

 

O prefeito do Rio, Marcello Crivella, assinou um decreto que oficializa o status de Patrimônio Cultural de 23 estabelecimentos por fazerem parte da história da cidade. São locais com comidas tradicionais cariocas, lugares de música, dança ou comércio.

Para manterem daqui em diante este título, os lugares deverão se manter dentro do ramo de atividade pelos qual foram reconhecidos pelos cariocas ao longo do tempo. Eles vão de restaurantes e confeitarias a charutarias, casas noturnas onde se toca a legítima música brasileira e lojas de roupas.

Vamos citar aqui algumas das que consideramos as principais pérolas da lista. Para vê-la completa, clique aqui https://goo.gl/w9y77s.

 

PARA COMER

Confeitaria Colombo
Fundada em 1894, a Confeitaria é uma das atrações mais requintadas da cidade. A fachada do prédio na rua Gonçalves Dias, no Centro, é simples, mas o interior é uma viagem ao Rio da Belle Époque. Em meio a espelhos belgas e decoração art-nouveaux, as guloseimas salgadas e doces são irresistíveis. Tem buffet no andar superior, ótimo para almoçar. Dá pra ir de metrô, ônibus e taxi.

Foto: Divulgação Confeitaria Colombo

Foto: Confeitaria Colombo

Angu do Gomes
O angu chegou ao Brasil quando se decidiu transferir o mercado de escravos para a região da Gamboa e Saúde e logo se integrou à culinária carioca. Nos anos 1950, um português chamado Gomes teve a ideia de vender a iguaria em um carrinho de rua. Quando ele morre, nos anos 1960, o filho João Gomes se une a Basílio Moreira pra continuar o negócio que ganhou restaurante e ganhou escala, virando um patrimônio gastronômico carioca. É feito de papa de farinha de milho com cozido de carne e miúdos. O restaurante fica no Largo de São Francisco da Prainha, 3, na Saúde. Funciona de segunda a sábado.

Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Foto: Alexandre Macieira | Riotur

 

PARA BEBER

Carioca da Gema
Os propietários começaram uma casa logo que a Lapa foi revitalizada no final dos anos 1990. No ano 2000, mudaram de endereço e de nome. O Carioca da Gema é um bar onde se bebe bem, come-se uma enorme variedade de petiscos e pode se ouvir ótimos grupos e cantores de choro e samba. Teresa Cristina, pelo menos uma vez por mês, dá uma canja. Entre os drinks prove o Zé Carioca, feito com cachaça especial, gengibre e laranja. Para acompanhar, pasteis de feijão, bolinho de bacalhau ou de carne seca com catupiry. Endereço: avenida Mem de Sá, 79. Aberta todos os dias a partir de 19h.

Foto: Divulgação Carioca da Gema

Foto: Oba Oba

Café do Bom Cachaça da Boa
Em uma casa de paredes de pedra e pé direito alto tombada pelo patrimônio histórico, o cardápio se divide entre as duas especialidades que aparecem no nome. E há opções em que dá pra misturar ambas, como o capuccinho com chantilly gelado que pode ser misturado com pinga. Como tira-gosto, linguiça recheada com provolone ou o “tareco”, torradinhas de pão de queijo com parmesão fresco gratinadas. Fica na Rua da Carioca 10, no centro, aberta de 10 da manhã até o último cliente.

Foto: Café do Bom Cachaça da Boa

Foto: Café do Bom Cachaça da Boa

 

PARA CURTIR

Rio Scenarium
Uma das maiores casas da rua mais importante da boemia na Lapa, a rua do Lavradio, vive cheia de turistas atrás de boa música para dançar. Sua decoração, pontuada por peças de antiquário, dá o clima. O som vai do samba ao forró e abre espaço também para rock, pop e gafieira. A caipirinha de cachaça da casa é procurada e como petisco tem a Chapa Sabor do Nordeste, com carne de sol acebolada, aipim frito, cubos de queijo e farofa com manteiga de garrafa.

Foto: Rio Scenarium

Foto: Rio Scenarium

14 de nov de 2017

COMENTÁRIOS