Cinco lugares que você precisa conhecer no Rio, mesmo no Carnaval

Você que já escolheu o Rio como destino, da sua viagem, ou se você ainda não decidiu aqui vão cinco lugares fora do comum para você explorar na Cidade Maravilhosa.

1 – Ilha da Gigóia

A Ilha da Gigoia faz parte de um pequeno arquipélago dentro da Lagoa da Tijuca onde moram cerca de 3 mil pessoas. Um refúgio surpreendente separado da agitada Barra da Tijuca por poucos minutos de travessia por barco ou em pequenas balsas, que custa, no máximo, R$ 5. O acesso é pela avenida Armando Lombardi, no início da Barra, próximo à estação Jardim Oceânico da Linha 4 do metrô. O lugar não tem ruas, nem carros. Todo o percurso é feito por vielas; ótimo para passar um fim de semana diferente com amigos, a família ou em casal. Fica dentro da cidade, cercado de verde e água por todos os lados e com uma estrutura de pousadas, além de vários bares e restaurantes que disputam a melhor vista pra lagoa.

Prancheta 1

2- Parque do Grajaú
Um recanto de lazer, para relaxar em contato com a natureza, este Parque localizado na zona Norte do Rio, tem duas características muito interessantes. Desde que passou por uma revitalização no início da década, ele é rigorosamente preparado para pessoas com mobilidade reduzida; modelo de preservação, há uma preocupação em evitar incêndios e manter no local apenas árvores nativas da Mata Atlântica, como a espécie Malvaviscus arboreus, replantada no local e que atrai o beija-flor verde, pássaros-símbolo do local.

Prancheta 2

3 – Floresta da Tijuca
A Floresta da Tijuca por si só é um local imperdível, maior mata nativa em área urbana no mundo, um encanto atrás do outro. Um dos locais mais aprazíveis é a Cachoeira das Almas: ela fica a 3km da Praça Afonso, Viseu no Alto da Boa Vista. Como a mata em volta é densa, chegue cedo, porque quando o sol baixa, o local fica escuro logo. E também dá pra levar as crianças; basta entrar pela trilha que sai do Centro dos Visitantes, que é bastante plana com subidas suaves. A Cachoeira é conhecida desde o tempo dos escravos, que costumavam fazer rituais religiosos ali.

Prancheta 3

4 – Vidigal
O Vidigal é um morro conhecido no Rio, com atividades surpreendentes. Por exemplo subir até o Mirante do Arvrão, e sua enorme árvore que pode ser vista até do asfalto. O mirante é voltado para a Lagoa e as praias do Leblon e Ipanema. Mas essa nem é a única vista de tirar o fôlego. Você pode ir ao bar Belmonte comer os petiscos com chopinho gelado ou ir ao Barlacubaco, restaurante de comida caseira e a preços convidativos. Não perca a feijoada no sábado! Tem ainda a Vidigaleria, uma antiga loja de artigos de surfe, que virou galeria de arte com obras feitas de material reciclado.

Prancheta 1 copiar

5 – Mirante do Pasmado

O Mirante que fica no morro do Pasmado não é muito conhecido inclusive pelos cariocas. Ele, no entanto, oferece uma visão arrebatadora da Baía de Guanabara, Botafogo e Morro da Urca. O acesso é muito fácil, feito pela ladeira na rua General Severiano, em Botafogo, por cima do Túnel do Pasmado. Dá pra ir de carro ou a pé (caminhando de 5  a 10 minutos). No local, também há uma praça agradável com bancos que convidam ao descanso e à contemplação e quiosques para comprar uma bebida ou fazer um lanche.

Prancheta 2 copiar

02 de jan de 2019

COMENTÁRIOS