E não é que deu samba? Conheça a história do estilo musical que simboliza a nossa cultura!

De rejeitado pela alta classe a orgulho da nação, a trajetória do samba se mistura com a história do Brasil e as raízes do Carnaval. Entenda um pouco mais dessa jornada.

Prancheta 1

1Entra na roda! O Samba-de-Roda é a raiz do estilo no Brasil. Começou em 1860, com escravos africanos na Bahia, que misturaram as suas tradições musicais. Logo veio para o Rio de Janeiro e hoje é patrimônio da humanidade pela UNESCO. Respeite quem pôde chegar onde a gente chegou!

2Mas nem tudo eram rosas. O samba já foi “proibidão”! O estilo musical era mal visto pela elite brasileira e chegou a ser considerado atividade criminosa na década de 1920. Se alguém fosse pego tocando um sambinha ou dançando na rua, podia passar um tempo vendo o Sol nascer quadrado. Já foi crime, agora é poesia.

3A esperança venceu o medo! No início dos anos 1940, com o governo de Getúlio Vargas, o samba passa a ser considerado um símbolo nacional e começa a ser oficialmente apreciado como a expressão artística que merece. Já tinha passado da hora!

4E o hit pioneiro? O primeiro samba gravado se chama Pelo Telefone e tem autoria de Donga e Mauro Almeida. A gravação rolou em 1916 e foi um grande sucesso no Carnaval do ano seguinte. A letra já diz tudo o que a gente sente com a folia: “É deixar mágoas pra trás, ó rapaz.”

5Achou que não ia ter samba-enredo nesse post? Mas vai ter sim! Tudo começou na década de 1930, para acompanhar os desfiles das escolas. No começo, eram dois sambas diferentes e improvisados: um para a ida e outra para a volta na avenida. Muita coisa mudou de lá pra cá, mas a alegria de quem assiste e participa do Carnaval continua enorme e contagiante!

6Esse foi um pequeno pedaço da imensa história do samba. Como todos sabemos, hoje em dia o ritmo é consagrado. Faz parte da diversão e da cultura do carioca, com rodas clássicas espalhadas pelo Rio de Janeiro. Duas excelentes opções para escutar uma boa e tradicional batucada são a Rua do Ouvidor e a Pedra do Sal.

7Quer saber mais? O Museu de Arte do Rio (MAR) apresenta mais de 800 itens relacionados à trajetória do samba, entre quadros e objetos históricos, em sua exposição “O Rio do samba: resistência e reinvenção”. Um passeio cultural para entrar no clima, já que o grande dia da folia está chegando! Falta pouco para o Carnaval! 🙂

31 de jan de 2019

COMENTÁRIOS