O checklist definitivo para o Carnaval do Rio de Janeiro

 

Há diversas razões pelas quais o Rio de Janeiro está no topo da lista de “lugares para conhecer” de muitos turistas. Apenas para começar, a cidade ganhou a fama de ser uma das mais bonitas do mundo e é considerado um dos destinos mais divertidos para gringos. O Carnaval é um espetáculo a parte, que atrai milhares de foliões de todos os cantos do Brasil e do mundo. Se você está se preparando para visitar o Rio, dê uma olhada em nossas dicas e confira o que trazer na mala:

 

Proteção Solar

A primeira coisa que você deve ter em mente ao montar sua mala para uma aventura carnavalesca é que o Rio é muito quente e todo o cuidado é pouco. Protetor solar é essencial, quase uma questão de sobrevivência na cidade, especialmente em fevereiro, quando o clima é úmido e quente. Traga filtro de fator 30 ou mais alto, chapéu, óculos de sol e outros itens para resguardar sua pele de queimaduras.

Foto: Gabriel Monteiro   | Riotur

Foto: Gabriel Monteiro | Riotur

 

Roupas Confortáveis    

Os cariocas se vestem de maneira casual, principalmente no verão, levando em conta as altas temperaturas da estação. Durante o dia, todo mundo usa short e camiseta, seja na praia ou em bares pela cidade. É uma boa colocar alguns itens divertidos em sua mala, como um chapéu de bruxa ou de caubói, para usar em alguns blocos. Você só vai precisar de roupas mais elaboradas se for a um baile de fantasias luxuosas, como o Magic Ball do Copacabana Palace.

 

Calçados

Você provavelmente vai fazer boas caminhadas por aí, seja para explorar o Centro do Rio ou mesmo nas praias da cidade. Por isso, escolha sandálias confortáveis e um bom tênis para conhecer algumas trilhas. Traga também seu sapato favorito para usar em um jantar ou ocasião especial.

foto-alexandre-macieira-riotur

Foto: Alexandre Macieira | Riotur

 

Biquínis e sungas

Esteja preparado para passar os dias de calor na praia ou na piscina. Os cariocas preferem entrar no mar de sunga mesmo. Para mulheres, é muito comum o uso de fio dental. Se o seu perfil for algo mais conservador, melhor trazer de casa, pois a procura pode tomar um tempo precioso.

Se for o caso de investir em um modelito novo aproveite para comprar aqui, pois o Rio é conhecido como o paraíso dos biquínis. Toalha de praia? Não precisa! Escolha uma das cangas com estampas cariocas e volte com um souvenir para casa.

bloco-de-rua-rj

Foto: Alexandre Vidal | Riotur

 

Equipamento fotográfico

Traga sua câmara com tudo que for precisar: carregador ou bateria extra, cartão de memória, lentes, etc. O Rio é uma cidade extremamente fotogênica, ainda mais no Carnaval. Por isso, traga seu aparato fotográfico e aproveite para registrar as praias, o Cristo e a vista do Pão de Açúcar.

 

Acessórios e maquiagem

Deixe o salto alto e as joias caras em casa. Você não deve trazer isso, porque não vai precisar por aqui e pode acabar chamando muita atenção nas ruas. Compre algumas bijuterias artesanais na Feira Hippie de Ipanema.

foto-fernando-maia-riotur

Foto: Fernando Maia | Riotur

 

Documentos e dinheiro

Por último, mas não menos importante, não esqueça de trazer seus documentos originais e cópias. Você vai precisar deles para retirar seus ingressos para os desfiles do Sambódromo, por exemplo. Ainda que a maior parte dos estabelecimentos aceite pagamento com cartões de crédito, é uma boa ideia andar com doleiras ou porta documentos para carregar notas e moedas.

 

Não tem problema caso você esqueça algo, pois você pode encontrar tudo facilmente em lojas em Copacabana e Ipanema. Se você acha que está faltando algo nessa lista, por favor, compartilhe suas dicas nos comentários abaixo.

20 de fev de 2017

COMENTÁRIOS