Cervejarias artesanais ganham espaço na mesa e no coração dos cariocas

 

Quando a gente pensa em Rio de Janeiro, os primeiros pensamentos que vêm à mente são sol e praia, nesta ordem. Deu sede, o terceiro provavelmente será a cerveja pra acompanhar! Difícil não ver uma mesa de bar com garrafas das geladas ou latas e mais latas vendidas nas barracas na areia.

Depois que o brasileiro foi apresentado a cervejas estrangeiras passou a curtir diferentes sabores além da tradicional pilsen. Resultado: em cerca de dez anos o número de fábricas de cervejas artesanais de todos os tipos no Rio cresceu cerca de 1.000%. Vamos dar uma olhada onde você pode saborear cervejas diferentes na cidade.

 

  1. As Melhores Cervejas do Mundo

Mistura de loja com bar localizado em Copacabana, tem mais de 200 rótulos nacionais e internacionais. Às sextas-feiras, rolam petiscos pra acompanhar como croquetes de porco. Fica na rua Ronald de Carvalho 154, a cerca de três quadras do Metrô Cardeal Arcoverde. Fica aberta de 15h às 22h.

Foto: Blog Maria Cevada

Foto: Blog Maria Cevada

  1. Yeasteria – Ponto Cervejeiro

A seleção de rótulos desta casa é imbatível: são 360 do mundo inteiro, incluindo lançamentos nacionais como a Lemon Cake, golden ale com limão e baunilha da cervejaria Oceânica. Para acompanhar, vale provar os quitutes da casa. A água filtrada de cortesia chega à mesa numa jarra Erlenmeyer, típica de experimentos químicos. Fica na rua Pereira Nunes, 266, Tijuca. Dá pra ir de carro, tem ponto de ônibus na porta e fica cerca de 10 minutos a pé da estação Saens Peña do metrô.  Abre às 18h, de terça a domingo e fecha por volta de 0h.

Foto: VEJA Rio

Foto: VEJA Rio

  1. Hopfen Artesanal

Outra loja-bar da cidade com centenas de rótulos para serem provados. Costuma fazer eventos especiais, como o desta sexta, em que o pessoal da hambuergueria Why Not vai estar no local para incrementar a apresentação de uma cerveja belga que leva laranja e pimenta na composição. Há rótulos nacionais também e entre os petiscos uma famosa tábua de queijos artesanais brasileiros. Fica na Av. Maracanã 727; funciona de terça a sexta a partir de 18h e sábado a partir de 16h.

Foto: VEJA Rio

Foto: VEJA Rio

  1. Hocus Pocus DNA

Era uma garagem em Botafogo, depois um food truck de cachorros quentes e finalmente uma das melhores cervejarias da cidade, com muitas opções internacionais e torneiras para cervejas artesanais como Oceânia e 3Cariocas. Os petiscos são atração à parte neste local com decoração rústica que remete um pouco a tabernas medievais. Entre as delícias, azeitonas empanadas e bolinhos fritos com linguiça artesanal ao estilo holandês. R. 19 de Fevereiro, 186. Aberto todos os dias a partir das 18h, fecha a 1h, exceto segunda e terça, onde o serviço se encerra uma hora mais cedo.

Foto: Blog Malte & Esmalte

Foto: Blog Malte & Esmalte

  1. Hop Lab

Casa com estilo de pub londrino que tem as opções à mostra em um painel eletrônico e torneiras de chopp com marcas nacionais como a curitibana Bodebrown. Às quintas, alguns rótulos costumam ter até 30% de desconto. Rua Barão de Iguatemi, 292, Praça da Bandeira. Segunda a domingo, abrindo às 17h, exceto domingo, em que o serviço começa duas horas mais cedo.

Foto: Revista Beer Art

Foto: Revista Beer Art

Agora você já sabe que o Rio também é um bom lugar pra provar cervejas.

05 de set de 2017

COMENTÁRIOS