Carnavais fora de época para quem não aguenta ficar longe da folia

Dizem que no Brasil tudo acaba em carnaval! Os exemplos atuais mostram que não se pode generalizar. De qualquer forma, quando os dias da folia acabam, muita gente fica contando as horas pro próximo ano. Mas tem gente que não se aguenta e cria festivais ao longo do ano, os chamados carnavais fora de época. Aposto que você não ouviu falar de todos eles.

 

1. URUGUAIANA, EM MARÇO

Isso mesmo, lá no sul, perto da fronteira com o Uruguai rola um animado carnaval fora de época, instituído em 2005 por acidente. Uma briga judicial impediu naquele ano a escola de samba Rouxinóis, a mais antiga e uma das mais tradicionais da cidade, de desfilar no caranaval, causando o adiamento do desfile para março. O fato acidental se provou interessante porque as agremiações ganharam mais tempo pra ensaiar e se preparar. Desde então, Uruguaiana realiza todo ano o seu desfile em março na avenida Presidente Vargas e conta com dois blocos, seis escolas no 2º grupo, 6 no Grupo Especial e mais duas de Acesso. As arquibancadas chegam a reunir 40 mil pessoas. A não coincidência com o calendário permitiu que celebridades dos desfiles de São Paulo e do Rio passassem a frequentar a cidade que se tornou o 3º maior desfile do país.

Veja um trecho do desfile da campeã do Especial em 2017:

 

2. CARNAVAL ANTIGO DE CONSERVATÓRIA, EM VALENÇA/RJ 

Se alguém quiser voltar no tempo e presenciar como deviam ser, ao menos em termos musicais, os carnavais do Rio de Janeiro dos anos 20 e 30, antes de as escolas de samba iniciarem sua trajetória de fama, vai gostar de visitar Conservatória. Trata-se de um distrito do município de Valença, no Rio de Janeiro, conhecida como Terra da Serenata, mas que realiza um nostálgico carnaval fora de época em outubro. A trilha sonora é composta por marchinhas e as pessoas se fantasiam de pierrôs, arlequins, colombinas, melindrosas, mascarados e bate-bolas. Em 2017, ele vai ocorrer nos dias 13 e 14 e 20 e 21/10.

 

3. CARNATAL, NATAL/RN

Nordestinos costumam ter carnavais tão animados como os do Sudeste, ainda que as tradições musicais sejam outras e as agremiações mudem de esilo. Várias festas ocorrem ao longo do ano, mas com a crescente importância das Festas Juninas, o carnaval fora de época mais bem sucedido atualmente em termos de público ocorre em dezembro na capital do Rio Grande do Norte. Criado em 1991, atrai milhares de turistas de todos os cantos do país. Marcado sempre para o primeiro fim de semana de dezembro, em 2017, ele vai ocorrer entre os dias 7 e 10. Os trios elétricos já se preparam para atrações como Chiclete com Banana, Ivete Sangalo, Asa de Águia, Richardo Chaves, entre outros. O percurso tem cerca de 3.000 metros e ocorre próximo à Arena das Dunas, um dos estádios utilizados na Copa do Mundo em 2014.

 

22 de maio de 2017

COMENTÁRIOS