Terreirão: espaço pra quem gosta de samba e quer entrar no clima

 

Todas as escolas de samba que vão desfilar na Sapucaí já escolheram e lançaram versões oficiais dos seus hinos. Isto quer dizer que o Carnaval está, definitivamente, se aproximando. Outro indício é a reabertura do Terreirão do Samba, um espaço que vai ganhar bastante relevância para quem quer entrar no clima, já que os ensaios técnicos não devem acontecer este ano.

Veja um pequeno trecho da apresentação da Velha Guarda Show do Império Serrano que se apresentou no Terreirão no início do mês:

O Terreirão fica em local histórico. Antes das obras que criaram a avenida Presidente Vargas, ali ficava a Praça Onze. Foi ali, em 1932, que aconteceu o primeiro concurso de escolas de samba, organizado pelo jornal O Mundo Sportivo. Aquele era o local do carnaval mais popular, em comparação com os desfiles de corsos, ranchos e grandes sociedades, que aconteciam na Avenida Rio Branco e Beira-Mar.

Quando foi derrubada a Praça Onze, no início dos anos 1940, as escolas de samba foram para a Presidente Vargas e da antiga praça ficou só a lembrança e o registro histórico em tantos sambas:

Ó Praça Onze, Tu és Imortal

Teus braços embalaram o samba

A tua apoteose é triunfal

(Bum, Bum, Paticumbum, Prugurundum – Império Serrano, 1982)

No formato atual, o projeto do Terreirão nasceu em 1991. A inauguração foi em 7 de fevereiro daquele ano. O objetivo era preservar a memória de sambistas importantes que conviveram naquela área. O Terreirão também virou uma espécie de alternativa carnavalesca para quem não pode pagar ingressos para assistir às escolas de samba na Sapucaí.

Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Foto: Alexandre Macieira | Riotur

A abertura da temporada contou com Jorge Aragão e a programação em homenagem ao samba promete ser extensa. Também já passaram por lá Dudu Nobre e Mart’Nalia. Na próxima sexta tem Reinaldo, conhecido como príncipe do pagode, num evento conhecido como Happy Hour do Samba.

No dia 2 de dezembro, a programação será recheada: além de Lecy Brandão, vão se apresentar os grupos Samba do Trabahador, Galocantô, Arruda, Samba do Chapéu e a Velha Guarda do Acadêmicos do Salgueiro. Também vão passar pelo Happy Hour nomes como Sombrinha e Mestre Monarco.

O Terreirão fica na rua Benedito Hipólito, 66. A entrada é gratuita e os trabalhos começam sempre entre 16h e 17h. Dá pra chegar de Metrô pelas estações Praça Onze e Central.  Para fotos e mais informações visite a página do Terreirão no Facebook: https://www.facebook.com/terreirao2018/

29 de nov de 2017

COMENTÁRIOS