O Rio será tomado pelo rock a partir do dia 15; saiba o que fazer na Zona Oeste

 

No final desta semana, a terra do samba vai ser dominada por um estilo diferente. Em vez de tamborins, guitarras, em vez de taróis e surdos, bateras. Mas a empolgação não é menor nesta edição do Rock in Rio, que traz atrações como Lady Gaga, Aerosmith, The Who, Justin Timberlake e revivals como Guns’n’Roses e Tears for Fears. Como o local do evento fica na Zona Oeste do Rio, muita gente prefere ficar nos bairros próximos pra escapar das viagens mais longas quando sai do evento de madrugada.

E a Zona Oeste não tem só praia e rock’n’roll. Se liga nos programas legais que você pode fazer se estivar hospedado na Barra, no Recreio ou em Jacarepaguá.

 

  1. Ir a algum espetáculo na Cidade das Artes

Complexo cultural projetado pelo arquiteto francês Christian de Portzamparc e com 97.000 metros quadrados de área construída. Abriga duas salas de espetáculos (Grande Sala e Teatro de Câmara) e 21 espaços multiuso, que incluem três cinemas (dois de 150 e um de 300 lugares), galeria de arte, salas de ensaio, de aula, leitura, lojas, cafeteria e restaurante. Ela fica aberta de terça a domingo de 10h às 18h. Fica na Avenida das Américas, 5.300. Dá pra chegar de ônibus, carro e até pela linha 4 do Metrô, que liga a Barra à Zona Sul.

Programação http://www.cidadedasartes.org/programacao

Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Foto: Alexandre Macieira | Riotur

  1. Visitar o Museu Casa do Pontal

Este museu é considerado o maior e mais significativo dedicado à arte popular do Brasil. O acervo é resultado de 40 anos de pesquisas e viagens por todo país feitas pelo designer francês Jacques Van de Beuque. São cerca de 8.000 peças de 200 artistas brasileiros, produzidas a partir do século passado. A exposição permanente do Museu reúne, em 1.500 m2 de galerias, obras representativas das variadas culturas rurais e urbanas do Brasil. Separadas por temas, elas abrangem as atividades cotidianas, festivas, imaginárias e religiosas. A casa fica na Estrada do Pontal 3.295 e fica aberta de terça a domingo, de 9h às 17h.

Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Foto: Alexandre Macieira | Riotur

  1. Conhecer o Parque Ecológico Chico Mendes

Uma das principais áreas de proteção ambiental do Rio de Janeiro, o Parque Natural Municipal Chico Mendes (PNMCM) foi inaugurado há 25 anos. Criado com o intuito de preservar a Lagoinha das Tachas e suas cercanias – onde vivem espécies animais e vegetais raras e ameaçadas, como o jacaré-de-papo-amarelo – é uma das poucas áreas da cidade onde ainda se pode avistar alagados e restingas quase intactos, com sua fauna e flora originais. O espaço foi batizado em homenagem ao líder seringueiro Chico Mendes, assassinado no Acre, em 1988, um dos símbolos da luta pela preservação ambiental no país. Fica na avenida Jarbas de Carvalho, 679 no Recreio dos Bandeirantes e pode ser visitado de terça a domingo dos 8h às 17h. Entrada franca.

Foto: Alexandre Macieira|Riotur

Foto: Alexandre Macieira|Riotur

  1. Apreciar as praias da região

Ao contrário das tradicionais Ipanema e Copacabana ou Leblon, algumas das praias da Zona Oeste são um pouco mais agrestes, até porque ficam mais longe do centro. Como Joatinga, Prainha, Praia da Reserva e Grumari. Mas se não quiser nada muito longe, também tem a Barra, o agito da Praia do Pepê e o Recreio dos Bandeirantes. O mar costuma ser um pouco mais forte e bom para surfe.

Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Foto: Alexandre Macieira | Riotur

12 de set de 2017

COMENTÁRIOS