Rio também oferece casas onde se pode degustar cafés saborosos

 

O Rio de Janeiro, como toda boa cidade grande brasileira tem muitos e muitos lugares para se tomar café. Seja a média da padaria até lugares mais especiais onde o pretinho básico de cada dia é tratado com mais cerimônia por aqueles que apreciam o sabor de uma das bebidas mais brasileiras.

Vamos ver alguns destes lugares:

 

1. Café Secreto

Localizado em Laranjeiras, num largo bastante calmo, este café serve blends em que você fica sabendo o tipo do grão e as técnicas de prensagem. Além de provar um bom café espresso ou coado, dá pra aprender também sofre cafeicultura nas horas de menor movimento. Pra acompanhar, pães de queijo, sourdough e outros petiscos. Funciona das 9h às 18h e fica perto da estação do metrô Largo do Machado. Rua Gago Coutinho, 6 – Vila do Largo, casa 8.

Foto: Instagram Café Secreto

Foto: Instagram Café Secreto

2. Bastarda Café

Esta é outra cafeteria que aderiu ao movimento slow coffee, longe da pressa do dia a dia. Oferece seis métodos diferentes de café coado, serve café da manhã e almoço, com cardápio do dia. Se precisar da ajuda dos doces, dá pra pedir também um mocha, que nesta versão vem com ganache de doce de leite. Para os dias quentes, uma bebida gelada, com espresso e água tônica e gelo. Fica no Jardim Botânico, Rua Von Martius, 325 – lojas F e G. Aberto todos os dias, a partir de 8h, fechando mais cedo às segundas.

Foto: Instagram Bastarda Café

Foto: Instagram Bastarda Café

3. Cafeína

É uma rede de lojas com nove unidades, espalhadas sobretudo pela zona sul. A original fica em Copacabana. Tem opções de café da manhã e, como tudo no Rio, há uma preocupação com a saúde: os cardápios variam de acordo com o objetivo do cliente – por exemplo, há a opção para quem está indo praticar uma atividade física e precisa de energia. A variedade de opções é grande, indo das tapiocas light até um generoso empadão de camarão e doces de vários tipos. Rua Barata Ribeiro, 507 e mais oito endereços. Funciona todos os dias a partir de 8h até o último cliente.

Foto: Instagram Cafeína

Foto: Instagram Cafeína

4. Curto Café

Este café com decoração convidativa fica no Centro da Cidade, numa sobreloja do terminal Menezes Cortes. Os cafés são bem tirados e há basicamente três opções: a torra mais clara, saborosa e ácida, a média, com sabor amendoado, e a mais escura, encorpada e para paladares que gostam do amargor. A surpresa da casa é na hora de pagar. Você decide quanto vai dar, a partir do valor mínimo da matéria-prima que é R$ 0,50. Em uma lousa, os proprietários informam quanto foi arrecadado no mês, os custos totais da casa e quanto falta pra sair do vermelho. Uma experiência interessante. Rua São José, 35, sobreloja, quiosque 47. Funciona de segunda a sexta, das 10h30 às 20h.

Foto: Instagram Curto Café

Foto: Instagram Curto Café

5. Kraft Café

Um local para descolados em Ipanema, a uma quadra da praia. Decoração com ar moderno, mas usando elementos rústicos em madeira, apresenta um café bem tirado. O charme principal é no domingo, quando oferece brunch com omeletes, sanduíches, frios, mel silvestre, pão de banana, frutas e drinks, tudo com uma trilha sonora meio deep house. Funciona de segunda a domingo, das 9h às 17h, exceto segundas e terças, quando fecha uma hora mais cedo. Rua Aníbal de Mendonça, 55.

Foto: Instagram Kraft Café

Foto: Instagram Kraft Café

31 de out de 2017

COMENTÁRIOS