Museu da Vida é um verdadeiro parque temático dedicado à ciência

Quando o assunto é museu, atualmente fica difícil competir com a visibilidade do Museu do Amanhã e seu arrojado prédio na área mais renovada da cidade, o Porto Maravilha. Mas o Rio tem uma outra joia mais afastada da região central, que também vale muito a visita: o Museu da Vida.

blog-post-museu-da-vida

Ele fica localizado no campus da Fiocruz, uma imensa área verde e um prédio em estilo neomourisco, o Pavilhão Mourisco, em Manguinhos, no começo da Zona Norte da cidade. Dá pra ver o prédio da Avenida Brasil. A Fiocruz é uma das instituições de excelência em pesquisa de saúde pública e na produção de vacinas e soros para combate a doenças.

O Museu da Vida surgiu como polo de lazer aliado à cultura, à educação, sobre temas ligados à Ciência, saúde e tecnologia e apresentados de forma divertida e criativa com atividades diversas pensadas para todas as idades.

Em seu acervo, o Museu da Vida possui mais de 2.100 itens, que vão desde itens pessoais dos primeiros pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz, até equipamentos como material de laboratório, ligado à produção de vacinas e medicamentos. Até o dia 27 de agosto estará aberta uma exposição temporária que conta um pouco mais sobre o Aedis Aegypti, o temido mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Com cerca de 2.400 metros quadrados de área aberta e uma parte coberta para atividades complementares, o Parque da Ciência permite ao visitante atividades como entender o funcionamento do olho humano, escalar uma célula gigante ou gerar luz sem energia elétrica. Dá pra fazer trilhas, conhecer um borboletário e a coleção de insetos de Ângelo da Costa Lima, um importante pesquisador brasileiro que trabalhou com Oswaldo Cruz no combate à febre amarela no início do século 20.

O museu está aberto à visitação de terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados, de 10h às 16h. A entrada é pela avenida Brasil, onde fica a recepção aos visitantes. Ali tem uma grande maquete do parque, para você organizar sua visita e também estrutura de apoio como cantina que serve lanches e almoço, telefones, mesas, etc. Todas as atividades são gratuitas.

 

03 de jul de 2017

COMENTÁRIOS