Pra quem gosta de samba, mesmo longe do Carnaval, o Rio é um paraíso

Engana-se quem pensa que o samba adormece no Rio depois que o carnaval acaba. O ritmo faz parte da vida do carioca e é cultuado em diversos espaços culturais da cidade ao longo do ano, inclusive nas quadras das escolas de samba nos meses que antecedem o início do concurso para escolha do hino que a agremiação irá defender no ano seguinte.  Aqui vão algumas sugestões:

Pedra do Sal

Localizada no Morro da Conceição, numa área da zona portuária conhecida como Pequena África, que ia da Praça Mauá até a Cidade Nova, a Pedra do Sal emprestou pedaços seus para o calçamento da cidade, extraído por escravos, e antes dos aterros ficava muito perto do cais do Valongo, onde os navios negreiros desembarcavam suas “mercadorias”. Ao longo dos séculos foi local religioso e de festas da cultura negra carioca e hoje abriga uma roda de samba que é mais animada na segunda-feira a partir das 19h. O local tem casario pintado e uma escadaria que leva à história ladeira da Pedra. É local para samba de raiz, numa tradição revigorada a partir de 2009.

blog-post-samba-pedra-do-sal

Rede Carioca de Rodas de Samba

A Rede Carioca de Rodas de Samba é um coletivo composto por sambistas e produtores artísticos que se uniram a partir da necessidade de debater a inclusão desta importante manifestação cultural na agenda de políticas públicas da cidade. Eles ajudam a tornar estas festas auto-sustentáveis financeiramente e organizam eventos periodicamente. Confira a agenda no Facebook.

blog-post-samba-roda

 

Baródromo

Localizado numa rua próxima à entrada do metrô Praça Onze e do Sambódromo, o Baródromo é um espaço dedicado às escolas de samba onde é possível ouvir samba-enredo o ano todo. Pelo menos uma vez por mês acontece lá a Feijoada da Rádio Arquibancada, que é frequentada por compositores e componentes de escolas de samba. Fica na rua Laura de Araújo, 102.

blog-post-samba-barodromo

Bares da Lapa

A Lapa é a região boêmia do centro da cidade e um dos focos de resistência do samba. Ao longo de ruas como a avenida Mem de Sá e o largo ficam diversas casas com apresentações ao longo do ano todo como Carioca da Gema e Espaço Multifoco. Neste último, a Portela faz ao longo de 2017 alguns shows contando a sua história com a presença de Monarco e convidados.

blog-post-samba-espaco-multifoco

Nas escolas de samba

Mesmo longe do Carnaval, as escolas aproveitam suas sedes para promoverem festas em que o tema é, quase sempre, o samba de raiz. Portela, a pioneira, com suas feijoadas, imortalizadas na música de Paulinho da Viola, realiza a sua no primeiro sábado de cada mês. Também têm feijoadas conhecidas a Mangueira, a Vila Isabel e o Império Serrano. Outro evento movimentado é a festa Salgueiro Convida, em que a vermelho e branco da Tijuca convida uma escola de samba para se apresentar e cantar seus sambas.

blog-post-samba-portela

Se você é bom sujeito e gosta de samba, não vai sair do Rio sem se divertir.           

17 de abr de 2017
1 COMENTÁRIO
  1. Hello! Cool post, amazing!!!

COMENTÁRIOS