Real Gabinete Português de Leitura é passeio imperdível no Centro do Rio

 

Você sabia que uma das 20 bibliotecas mais bonitas do mundo está no Rio? A seleção foi feita pela respeitada revista Time e inclui edifícios do porte da Biblioteca de Alexandria, a pública de Nova York, ou a da Trinity College em Dublin, na Irlanda. Entre elas está localizado o Real Gabinete Português de Leitura, que vale ser visitado não apenas pelo importante acervo como também pela impressionante arquitetura do edifício, localizado bem no Centro da cidade, próximo ao Largo da Carioca.

A ideia da instituição surgiu em 1837, quando um grupo de portugueses no Rio resolveu investir em uma maneira de elevar o nível cultural dos conterrâneos imigrantes recém-chegados. A iniciativa deu certo e o acervo cresceu aos milhares por ano, tornando-se rapidamente uma das bilbiotecas mais importantes do país.

Foto: Alexandre Macieira| Riotur

Foto: Alexandre Macieira| Riotur

Em 1880, por ocasião das comemorações do tricentenário da morte de Camões, foi lançada a pedra fundamental do edifício-sede atual, com projeto do arquiteto português Rafael da Silva e Castro e levou sete anos para ficar pronto. A fachada, feita em pedra de lioz, veio de Portugal e possui estátuas de Pedro Álvares Cabral, Luís de Camões, do Infante dom Henrique e Vasco da Gama.

A arquitetura é em estilo neomanuelino, referência a Dom Manuel, o rei português do tempo em que a nação foi a grande força motora da expansão ultramarina europeia. Ele era uma resposta nacionalista portuguesa ao estilo gótico, em voga na Europa. Também são exemplos deste estilo o Convento de São Jerônimo e a Torre de Belém em Lisboa. Os detalhes todos da construção do prédio, que durou sete anos, são contados durante uma visita guiada, que pode ser agendada.

Foto: Alexandre Macieira| Riotur

Foto: Alexandre Macieira| Riotur

O interior do prédio, que segue a mesma tendência da fachada, é literalmente cinematográfico. Tanto que foi usado várias vezes como cenário de produções de cinema e TV como O Alienista, e O Xangô de Baker Street, e as minisséries O Primo Basílio, e Os Maias.

Fazem parte do acervo mais de 350.000 exemplares, o que faz da coleção o mais importante acervo de literatura e cultura portuguesa fora de Portugal. Entre as preciosidades estão manuscritos de Machado de Assis, de Camilo Castelo Branco e uma das primeiras edições de Os Lusíadas, de Camões, tida como a primeira grande obra da literatura em português, datado de 1572. A atualização é constante. A cada nova obra publicada na Terrinha, a biblioteca aqui recebe um exemplar.

Foto: Alexandre Macieira| Riotur

Foto: Alexandre Macieira| Riotur

A entrada é gratuita e a visitação pode ser feita de segunda a sexta, das 9h até as 18h. O endereço é rua Luís de Camões, 30. Uma das melhores maneiras de chegar é de Metrô, descendo na estação Carioca.

19 de set de 2017

COMENTÁRIOS