Venha conhecer a fábrica de chocolates que virou Centro Cultural no Rio

 

Você sabia que o Rio tem uma fantástica fábrica de chocolates? Não que as crianças possam mergulhar em rios de guloseimas, como no filme, mas a visita não deixa de ser estimulante e muito divertida. Trata-se da Fábrica Bhering, no bairro do Santo Cristo, zona portuária do Rio.

A Bhering era uma indústria alimentícia, fundada em 1880, a primeira fábrica de chocolates do país. Também saíram de suas linhas de produção as balas Toffee e Boneco e o Café Globo.

O prédio tem 18 mil metros quadrados de área, distribuídos por seis andares e uma arquitetura que tira proveito da luz natural. A estrutura de ferro foi importada de uma antiga fábrica na Alemanha. A linha de montagem foi desativada nos anos 1990, mas parte do maquinário permaneceu.

Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Em 2005, o dono do prédio resolveu dar uso ao espaço ocioso. Replicando experiências semelhantes na Europa, resolveu alugar para artistas em busca de preços mais baixos que os da zona sul pra instalar seus negócios e que não se importavam com as paredes desgastadas.

O início foi lento. Só a partir de 2010, com o boom imobiliário do Rio, o espaço ficou badalado. Em 2012, a Prefeitura do Rio decretou a desapropriação do imóvel e o seu tombamento, garantindo o uso e a preservação. Hoje o local abriga ceramistas, designers, produtores, artistas plásticos, livreiros, artesãos, fotógrafos, trapiches de móveis, gastrônomos e até uma pequena cervejaria artesanal.

Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Normalmente no primeiro sábado de cada mês acontece o evento chamado Circuito Interno, que junta arte, música e gastronomia para que o grande público possa visitar os ateliês, conhecer a fundo a dinâmica desta usina de economia criativa e colaborativa, provar as guloseimas gourmets e ainda assistir ao por do sol no terraço do prédio, com vista privilegiada pra zona Portuária.

A Antiga Fábrica Bhering, fica na rua Orestes, 28, Santo Cristo. O próximo Circuito interno vai acontecer neste sábado, dia 2 de setembro, das 13h às 20h. A atração musical será o Quinteto Fantasma, às 16h. A entrada é gratuita. Há estacionamento no local. Para chegar de trasnporte público, use o VLT e desça na estaçao Cordeiro da Graça.

Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Veja a programação para ver quais espaços estarão abertos à visitação:

https://www.facebook.com/fabricabhering/

29 de ago de 2017

COMENTÁRIOS