Conheça esta ilha que fica dentro de uma lagoa no Rio e é cercada de verde

 

Imagine um local para quem quer muita tranquilidade, como se estivesse numa pequena cidade do litoral, de frente para uma lagoa. O tempo parece passar mais devagar e nada é tão urgente. Melhor de tudo: alguns minutos de travessia e pronto! Você está no agito da cidade mais famosa do país. Parece loucura? Este lugar existe: chama-se Ilha da Gigoia.

A Ilha da Gigoia faz parte de um pequeno arquipélago dentro da Lagoa da Tijuca onde moram cerca de 3 mil pessoas. Um refúgio surpreendente que fica a alguns minutos de barco ou pequenas balsas da Barra da Tijuca. O acesso, que custa no máximo R$ 5, é pela avenida Armando Lombardi, no início da Barra, próximo à estação Jardim Oceânico da Linha 4 do metrô.

Foto: Somando Destinos

Foto: Somando Destinos

O lugar não tem ruas, nem carros. Todo o percurso é feito por vielas. É um destino perfeito para passar um fim de semana diferente com amigos, a família ou em casal. Você está dentro da cidade, mas cercado de verde e água por todos os lados.

Apesar do pouco espaço, o local tem pousadas e vários bares e restaurantes, que disputam a melhor vista pra lagoa, claro. Dá para comer massas e pizza no Capriccio e Pizzaria Alla Pergola, frutos do mar e deliciosos pasteis no Bar do Cícero e no Laguna. Já pra quem não dispensa uma atividade cultural e um pouco de agito, o endereço certo é o Bar Caiçara onde rola música ao vivo e, por ficar de frente para a lagoa, tem uma vista privilegiada. Se puder, confira um por do sol por lá.

Foto: Mala de Aventuras

Foto: Mala de Aventuras

Quem não dispensa uma malhação – até pra dar conta das guloseimas depois – tem a oportunidade de fazer esportes como stand-up paddle, bicicleta aquática ou caiaque.

Uma das principais atrações é fazer um passeio de barco pela lagoa por R$ 20. O percurso que passa por áreas de mangue permite ter uma noção da riqueza da fauna no local. Dezenas de aves, carangueijos, siris e até mesmo jacarés nadam tranquilamente nas águas da lagoa que, no entanto, são impróprias para banho.

Apesar de ser possível percorrer toda a ilha em cerca de 20 minutos a pé, dá pra passar um fim de semana inteiro, curtindo este contato com a natureza no meio da cidade grande. Muitos cariocas não conhecem este ponto, mas a frequência de turistas tem aumentado bastante. Vale a pena conhecer.

10 de out de 2017

COMENTÁRIOS