Cinco trilhas para você se apaixonar pelo Rio de Janeiro visto do topo

A variedade de sua topografia, que cria cenários únicos, é uma das características mais fascinantes da Cidade Maravilhosa.  Baías, praias oceânicas, lagoas, florestas e montanhas. Claro que ficar estirado na areia tomando sol e água de coco é uma delícia, mas o Rio tem caminhos que levam a paisagens estonteantes. Reunimos cinco trilhas que vão deixar você de boca aberta.

1. PEDRA BONITA

Programa obrigatório pra quem curte uma trilha e mesmo para iniciantes por ser uma caminhada pouco íngreme e quase sem obstáculos. Leva de 30 a 40 minutos até chegar ao topo. A vista paga o esforço com sobras. O ponto de partida fica próximo à rampa de onde partem voos de asa delta e parapente. Fica no Parque Nacional da Tijuca.

bookers-trilhas-pedra-bonita

2. MORRO DA URCA 

Para quem não quiser pegar fila no bondinho que sai da Praia Vermelha é possível subir o morro por uma trilha fácil e bem sinalizada, ideal para toda a família. O acesso ao local é tranquilo, por ônibus, táxi e carro. São 40 minutos de caminhada e uma vista fantástica da Baía de Guanabara.

bookers-trilhas-urca

3. MORRO DOIS IRMÃOS 

Excelente “custo-benefício”! A subida do “irmão mais alto” é considerada de nível médio e leva 40 minutos. Em compensação, a vista é um desbunde: de um lado, a Zona Sul inteira, do outro São Conrado e a Pedra da Gávea. A trilha começa no campo de futebol da Vila Olímpica da comunidade do Vidigal. Para chegar até lá, dá pra usar kombis e moto-táxis.

bookers-trilhas-dois-irmaos

4. PEDRA DO TELÉGRAFO 

É passeio para o dia todo, por isso é bom sair cedo de casa. A trilha começa em Barra de Guaratiba, que fica a 25 km do Terminal Alvorada. Vale gastar R$ 7 e subir de moto-táxi uma parte íngreme do trajeto para ganhar tempo. A partir de um certo ponto só se pode ir a pé. São 50 minutos de caminhada até o topo. É lá que as pessoas tiram fotos iradas da “pedra do precipício”. A vista é uma imensidão de mar azul e montanhas. Dá ainda pra andar de Stand-Up Paddle na Restinga da Marambaia e comer em restaurantes de comida caseira no vilarejo.

bookers-trilhas-pedra-telegrafo

5. PEDRA DA GÁVEA 

Por último fica a mais difícil das trilhas, exige atenção e condicionamento físico. A parte final de um longo e pesado trajeto é escalar a Carrasqueira uma parede íngrime de 30 metros. Por causa destes obstáculos é altamente recomendável que se contrate um guia experiente para dar apoio. A recompensa pelo esforço é uma visão arrebatadora da cidade. Fica dentro do Parque Nacional da Tijuca e a trilha se inicia no final da Estrada do Sorimã. É proibido iniciar o caminho depois das 14h, porque o percurso todo pode levar mais de 2h.

bookers-trilhas-pedra-gavea

15 de maio de 2017

COMENTÁRIOS