Cinco lugares para você ter uma vista panorâmica das paisagens cariocas

Um dos sucessos compostos por Paulo da Portela, fundador da escola de samba maior campeã do Carnaval carioca, se chama Cidade Mulher em homenagem ao Rio de Janeiro. E como uma mulher a cidade gosta de ser admirada pela beleza. Para atender esta “necessidade” há vários mirantes para a gente poder realmente admirar a beleza das paisagens cariocas. Vamos ver alguns deles:

 

1. VISTA CHINESA

Fica a 380 metros de altura e permite uma das visões mais panorâmicas da cidade: dá pra ver o Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Lagoa Rodrigo de Freitas, as praias da Zona Sul. Foi erguido em 1903 e tem um pavilhão em forma de pagode chinês. Fica no Parque Nacional da Tijuca e dá pra chegar fácil a partir do bairro do Jardim Botânico de carro ou táxi. A subida é asfaltada e íngrime. Se você tem preparo físico pode fazer o trajeto de bicicleta.

bookers_blogpost_mirantes2_vistachinesa_29mai_2017

Foto: Alexandre Macieira | Riotur

2.  MIRANTE DONA MARTA

Também fica dentro do Parque Nacional da Tijuca, mas os acessos possíveis são vários. Pode ir de carro por Santa Teresa e Cosme Velho. Se você é do tipo aventureiro, pode pegar a trilha que parte da comunidade Santa Marta, instalada nas encostas que sobem de Botafogo. Você vai pegar um pouco de mata fechada e alguns obstáculos. A opção tem se tornado popular nos últimos anos.

bookers_blogpost_mirantes2_donamarta_29mai_2017

Foto: Alexandre Macieira | Riotur

3. MIRANTE DO SACOPÃ

Exige uma subida de cerca de 20 minutos a partir do Parque da Catacumba. O esforço é compensado pela vista panorâmica da Lagoa Rodrigo de Freitas . A caminhada é fácil e passa por uma floresta de Mata Atlântica em estado de regeneração. Você vai cruzar com borboletas, pássaros e calangos, que surgem pelo caminho.

bookers_blogpost_mirantes2_sacoma_29mai_2017

Foto: Guia Viajar Melhor

4. MIRANTE DO PASMADO

Não é muito conhecido mesmo pelos cariocas. O mirante, no entanto, oferece uma visão arrebatadora da Baía de Guanabara, Botafogo e Morro da Urca. O acesso é feito pela ladeira na rua General Severiano, em Botafogo, por cima do Túnel do Pasmado. No local também há uma praça agradável com bancos que convidam ao descanso e a contemplação.

bookers_blogpost_mirantes2_pasmado_29mai_2017

Foto: Nilton Maia/Reprodução da Internet

5. MIRANTE DE GRUMARI

Fica mais afastado e só dá pra ir de carro, por ficar no extremo Oeste da cidade. Este observatório está no meio de uma das últimas reservas nativas de Mata Atlântica. Do topo, se descortina uma visão diferente do litoral carioca. Pra chegar até ele precisa atravessar toda a praia de Grumari e subir a serra que leva à Pedra de Guaratiba.

bookers_blogpost_mirantes2_grumai_29mai_2017

Foto: Alexandre Macieira | Riotur

29 de maio de 2017

COMENTÁRIOS