Algumas dicas para você ir e aproveitar a praia como um carioca

Praia é uma instituição para o carioca. Tá bom, o país tem uns 8 mil quilômetros de litoral, mas no Rio ir à praia é um ato de lazer e também social, um dos lugares em que o Rio é mais Rio. Então não custa nada você aprender certos códigos para aproveitar a experiência da mesma forma que os moradores.

blog-post-praia-carioca-2

Primeiro passo é decidir o local. Geralmente, quem mora perto de uma praia frequenta aquela mesma. Mas vale a pena prestar atenção. Se você procura águas mais calmas, pode ir à Praia Vermelha (próxima do Pão de Açúcar) ou o Leblon. Se estiver em busca de um mar mais agitado, a Barra da Tijuca pode ser sua praia, ou mesmo a Prainha, bastante frequentada por surfistas. Copacabana é de lua, por assim dizer. Então, pode ser que o mar esteja mais agitado ou virar um piscinão. Se você estiver a fim de curtir uma cena LGBT mais fervida, fique no posto 9 de Ipanema.

Uma vez na praia há duas coisas que você tem de provar se quiser viver sua experiência carioca. Uma delas é provar os famosos biscoitos Globo. Sim, biscoito. Bolacha no Rio é tapa da cara. São roscas de polvilho que você pode pedir nos sabores doce ou salgado. Dúzias de vendedores ambulantes vão passar por você oferecendo queijo coalho na brasa, sanduíche natural, empadas de todo tipo. Mas o hit é o saquinho de biscoito Globo.

Pra acompanhar, as barracas de apoio (que vão te oferecer guarda-sol e cadeira assim que você chegar) têm de tudo. Cerveja, drinks, refrigerantes, água de coco. Mas espere os vendedores de mate passarem e peça um puro ou meio-a-meio – metade mate, metade limonada. Eles vêm num tambor de aço com a famosa torneirinha na ponta e, sabe-se lá como, estão quase sempre na temperatura “refrescante” ideal.

Se você não pega onda, mas é do tipo esportivo, pode reunir uma turma ou pedir pra fazer parte de uma roda de Altinha, tipo de jogo em que os companheiros tocam a bola de futebol (de campo ou areia) de uns para os outros sem deixar cair no chão. No final da tarde, as praias se enchem destas rodas.

Por falar em final de tarde, por do sol em Ipanema e Arpoador costuma ter aplauso, então não estranhe.

 

19 de jun de 2017

COMENTÁRIOS