Rio, terra do samba, carnaval e do ecoturismo

 

Não chamam o Rio de Janeiro de Cidade Maravilhosa à toa. São tantas as belezas na capital carioca que muitas passam despercebidas para a maioria. O Rio está longe de ser apenas samba, carnaval e praia. Sabia que dentro dele está a maior floresta urbana do mundo? Então, se for visitar no período carnavalesco, saiba que há muitas opções para os fãs do ecoturismo.

A cidade oferece inúmeras trilhas, uma melhor que a outra. Cada uma com seu charme, nível de dificuldade e, claro, grandes recompensas, como vistas espetaculares.

Costão de Itacoatiara: Ideal para iniciantes, por ser uma trilha simples e curta. Localizada na região de Niterói, tem acesso fácil e fica próxima à praia de Itacoatiara, então é possível passar o dia lá. A trilha possui apenas uma pequena parte íngreme, que pode causar desconforto para quem tiver medo de altura, mas nada muito complicado. O trajeto tem paisagens bastante ricas e agradáveis. Dependendo do horário, a beleza da vista, marca do local, é acentuada com o pôr do sol.

img_6221

Foto: Volta ao Mundo em Pedaços

 
 
Pedra Bonita: Outra trilha simples, mas que exige um pouco mais de disposição devido à subida mais acentuada. No decorrer do trajeto, a vegetação se torna menos densa, o que aumenta o calor e a exposição ao sol. O topo oferece ampla vista da cidade, de São Conrado à Barra da Tijuca, passando por suas praias e florestas, além da Zona Sul.

pedra_bonita

Foto: Cris Pelo Mundo

 
 

Pedra da Gávea: Intensa. Essa é melhor definição dessa trilha. É tida como a mais desafiante do Rio. Dependendo do ritmo, é possível fazê-la entre duas e três horas. A principal dificuldade é a subida da carrasqueira, um paredão íngreme de pedra. Vencê-la é a grande sensação, mas a vista depois é de tirar o fôlego.

foto_pedra bonita

Foto: Pedro Perestrello

 
 
Vale ressaltar que algumas trilhas do Rio (oferecidas por agências especializadas) têm mais opções de aventura, como escalada, rapel e até parapente. É possível aproveitar uma caminhada e depois sobrevoar a Cidade Maravilhosa ou fazer escaladas que não são possíveis sem o auxílio de equipamento.

Agora já sabe. A capital carioca é ainda mais bela do que você imaginava. Vale a pena não se limitar aos passeios mais comuns, apesar de eles serem ótimos também. Reserve um tempinho da sua viagem, especialmente se for no verão ou na época do carnaval, para conhecer outras faces fantásticas caras do Rio!

 

18 de jul de 2016

COMENTÁRIOS