História do Carnaval

As origens do carnaval são milenares. Festejos realizados no Egito Antigo, ainda em 4000 a.C, podem ser considerados os primórdios da nossa festa mais popular. Outros povos como gregos e babilônios, também tinham celebrações que possuíam alguns elementos em comum – música e dança, bebidas, etc. Ou seja: já eram foliões, muito antes da coroação de Momo ou da entrada do carro abre-alas.
Mais tarde, católicos deram conotação religiosa às festividades, determinando sua comemoração na véspera da Quarta-Feira de Cinzas. Daí o nome “carnaval”: derivado de “Carne Vale”, quer dizer “Adeus à carne”, pois durante a Quaresma os fiéis deveriam se abster dos prazeres mundanos.
Já o carnaval “brazuca” nasceu do entrudo, trazido pelos portugueses no século XVII. Essa curiosa festa consistia em lançar líquidos nos outros participantes e, é claro, gerava brigas e confusões, sendo proibida em 1841. Mas o povo, nessa época,adaptou as comemorações para não perder a festa. Ao longo do século XIX, o carnaval brasileiro se transformou : surgiram os clubes, ranchos, blocos e cordões carnavalescos.
Desde então, o carnaval carioca cresce a cada ano: a competição das escolas esquenta o Sambódromo, blocos de rua arrastam multidões, e uma quantidade cada vez maior de gente visita a cidade pra cair na folia. Venha curtir com a gente essa “festa profana”, vestindo – e vivendo – todas as suas fantasias! Faremos de tudo para garantir que você tenha memórias inesquecíveis na quarta feira de cinzas.

16 de jun de 2015

COMENTÁRIOS