Vem com a gente fazer um giro pelo mundo do Carnaval

Pleno abril, pra quem não é guloso ainda tem uns fósseis de ovo de Páscoa no armário e isso quer dizer que o Carnaval está muito, muito longe, certo?! Erradíssimo. O Carnaval 2019 já começou! Aliás, até antes de você pensar em se empanturrar de chocolate, corriam soltas as negociações, contratações, pesquisas de enredo. Como a gente sabe que você gosta do maior espetáculo da Terra, a gente vai fazer de tempos em tempos um giro pelo que está rolando no mundo das escolas de samba, para você já ir se preparando para a próxima folia.

Mais desfiles

Para início de conversa, é bom todo mundo já ficar sabendo: o ano de 2019 terá o maior número de escolas desfilando na Sapucaí desde 2014. Vão ser 28 ao todo, somando Grupo Especial e Série A. Isso porque, pelo segundo ano seguido, o desfile principal não rebaixou ninguém, deixando o Grupo de Acesso desfalcado. Por isso, a Lierj, liga que cuida dos interesses da Série A, também cancelou o rebaixamento, beneficiando assim a Acadêmicos do Sossego, que ficara em último lugar. Teremos então 14 escolas no Especial, o que não ocorria desde 2006, e 14 na Série A. Mais desfiles pra gente assistir! <3

Troca-troca

Na formação dos times das escolas, a grande novidade foi a ida de Paulo Barros para a Viradouro, que voltou ao Especial com vontade de ficar. Barros, depois de tirar o jejum da Portela, não empolgou na Vila. A escola de Noel, aliás, assinou com o competente Edson Pereira, que estava na Viradouro. O outro reforço de peso ocorreu pelos lados da Unidos da Tijuca. Laíla deixou depois de décadas o comando do carnaval da Beija-Flor e se mudou para o terreiro do Pavão. Para saber mais sobre essas contratações, leia o texto feito pelo Mestre Carnaval (https://mestrecarnaval.camarotecarnaval.com/escolas-de-samba-se-mexem-para-fechar-seus-times-pro-carnaval-2019/).

Imperatriz adere à crítica

Depois de um resultado pra lá de modesto no Carnaval 2018, a verde e branco se despediu do carnavalesco Cahê Rodrigues. A escola de Ramos levou a dupla Mário e Kaká Monteiro para conduzir o desfile em 2019. Monteiro é cenógrafo da TV Globo e tem alguns bons desfiles no currículo. Ele chegou já anunciando que a escola vai falar sobre a história do dinheiro, a relação do homem com a ambição e, claro, vai sobrar crítica para a situação atual do país. (Leia mais aqui – https://mestrecarnaval.camarotecarnaval.com/imperatriz-leopoldinense-foi-primeira-a-anunciar-enredo-pro-carnaval-2019/). Só precisa saber se a escola vai se adaptar a este tipo de tema. Da última vez que fez um desfile crítico, a Imperatriz se deu mal.

Na cola do Tuiuti

Em time que está ganhando não se mexe, né?! Por isso, o carnavalesco Jack Vasconcelos, que foi o mais festejado desse ano depois de dar o histórico vice-campeonato à Paraíso do Tuiuti, resolveu manter o registro crítico em seus enredos. Em 2019, a escola vai exaltar o bode mais famoso do Ceará. Isso mesmo. No início do século passado, havia um bode que perambulava pelo centro de Fortaleza, capital do Estado, e ficou tão famoso que chegou a ser eleito vereador. Deve vir por aí outra crítica contundente da escola, desta vez, a nossa classe política.

Cine Samba

cinesamba-portela

Foto: http://portelacultural.com.br/

A Portela está durante todo o mês de abril fazendo uma série de evento em comemoração aos seus 95 anos de fundação. No sábado, dia 21 de abril, vai realizar na “Portelinha”, espaço utilizado pela velha guarda, uma edição do Cine Samba Candeia com exibição de trechos de desfiles famosos da Portela que não ganharam o Carnaval. Depois, o jornalista Marcelo de Mello, jurado do prêmio Estandarte de Ouro, faz um debate com integrantes de outras escolas, sobre o seu livro “Por que perdeu?” sobre dez desfiles de várias agremiações que fizeram história no Carnaval mas não foram campeões do Carnaval, como o famoso Cristo Mendigo da Beija-Flor. O evento gratuito é a partir das 14h, na Estrada do Portela, 446, em Madureira.

18 de abr de 2018

COMENTÁRIOS