Cinco lugares para você aproveitar ao máximo o Carnaval no Brasil

O Carnaval brasileiro é conhecido no mundo todo por sua diversidade, alegria e proporção. Das gigantescas multidões dos blocos de rua, animados por ritmos os mais variados até o “maior espetáculo da Terra” que são as escolas de samba no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Veja a seguir uma seleção com cinco dos principais locais para se divertir durante o reinado de Momo.

5. SÃO PAULO 
A cidade que, durante décadas, carregou o estigma de ser “túmulo do samba” não para de desenvolver seu Carnaval. São quase 400 blocos que se espalham, sobretudo pelo centro e a zona oeste da cidade, tendo Pinheiros, Vila Madalena e o Baixo Augusta como locais mais movimentados. O som vai do samba ao sertanejo, da MPB ao axé. Na sexta e no sábado acontece no Sambódromo do Anhembi o desfile das 14 escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo. A última campeã foi a Acadêmicos do Tatuapé.

5-carnavais-sp

4. OURO PRETO
A tradicional localidade mineira, a mais rica do país ao longo do ciclo do ouro, no século 18, tem uma animadíssima folia carnavalesca. A simpática cidade histórica fica cheia de universitários que organizam dezenas de festas com sons variados. Os moradores locais também mantêm manifestações muito antigas, como o bloco Zé Pereira dos Lacaios, com seus bonecos gigantes, que sai no carnaval desde 1867.

5-carnavais-ouro-preto

3. RECIFE E OLINDA
As duas cidades vizinhas em Pernambuco são um paraíso para quem adora o carnaval de rua e manifestações foclóricas, como o maracatu e os enormes bonecos que animam alguns blocos e têm longa tradição como o Homem da Meia-Noite, a Mulher do Meio Dia e o Bacalhau do Batata. A sensação fica por conta dos clubes de frevo, o ritmo mais tradicional deste carnaval, especialmente nas ladeiras de Olinda. No centro do Recife acontece o inacreditável desfile do Galo da Madrugada um mar de gente que se reúne em torno de uma escultura gigantesca.

5-carnavais-recife

2. SALVADOR
A capital baiana tem uma mistura de ritmos africanos de raiz como afouxés como o Filhos de Gandhi, blocos como Ile Ayê e Timbalada, e, por outro lado, os popularíssimos trios elétricos que arrastam multidões com bandas e cantores famosos, sendo Ivete Sangalo a estrela maior da axé music. A “fantasia” é o abadá se você estiver “dentro das cordas” de um bloco. Quem só segue o trio, o povão, recebe o nome de pipoca. A alegria em Salvador começa antes de qualquer outro lugar e termina depois de todo mundo.

5-carnavais-salvador

1. RIO DE JANEIRO
Poderia ser chamada de capital mundial do Carnaval porque é a que atrai o maior número de turistas e tem a síntese do que é a festa pelo Brasil afora. São centenas de blocos que desfilam para grupos mais segmentados, como o que mistura sucessos dos Beatles ao batuque, outros focados nas tradicionais marchinhas, como o Cordão do Bola Preta, e outros que investem mais no samba como o Simpatia é Quase Amor ou a Banda de Ipanema. Vale qualquer fantasia e andar na cidade nessa época é uma diversão. No centro da cidade fica o Sambódromo, onde acontecem na sexta e sábado os desfiles da Série A, o grupo de acesso, e no domingo e na segunda de carnaval, o desfile do Grupo Especial, com as 12 maiores escolas de samba do país. O maior espetáculo da Terra pode ser visto de camarotes, arquibancadas, frisas e cadeiras numeradas, de acordo com o orçamento de cada um. No sábado seguinte ao carnaval, ainda tem uma despedida, no desfile das campeãs, com as 6 melhores colocadas do Especial. A atual campeã é a Portela.

5-carnavais-rio

E aí, já sabe onde vai passar o Carnaval 2018?

27 de mar de 2017
1 COMENTÁRIO
  1. Recife. Já fuib3 vezes e sou apaixonado pelo carnaval cultural de lá. Uma correção: a folia começa em Janeiro, antes de todo mundo, e só acaba bem depois de todo mundo. São as chamadas prévias e as ressacas do carnaval. O melhor carnaval do mundo!

COMENTÁRIOS