Quando é celebrado o Carnaval do Rio?

Carnaval é uma palavra latina que significa “adeus à carne”.  O Carnaval do Rio tem suas raízes na celebração pagã de Saturnália, que foi adaptada pelos católicos romanos que permitiram o consumo da carne vermelha e de aves, além de muita diversão antes dos 40 dias de penitência e disciplina religiosa durante a Quaresma., a qual culmina com a Semana Santa e Páscoa. A tradição do Carnaval do Rio foi trazida pelos brasileiros e pela família real portuguesa.

A versão moderna do Carnaval Carioca se originou no século 18, quando a burguesia da cidade começou a organizar festas e bailes a fantasia. As fantasias e danças originalmente européias como valsas e polcas foram imitadas.Porém,  mais tarde, o Carnaval adaptou seus espetáculos com bandas militares e carruagens puxadas por cavalos, para, finalmente, tomar características mais africanas. Escolas de samba apareceram pela primeira vez em 1928 , quando o Carnaval assumiu sua própria identidade.

O Carnaval no Rio de Janeiro caracteriza-se por 4 dias de hedonismo e diversão desinibida, que começa oficialmente no sábado e vai até a terça-feira gorda. Quarta Feira de Cinzas é o início tradicional da Quaresma, quando de acordo com os católicos romanos deve-se haver uma abstenção aos prazeres corporais. O Carnaval do Rio no Brasil, como tal, pode ser considerado um ato de despedida aos prazeres da carne. Normalmente é realizada em Fevereiro, que é o mês mais quente, quando o verão está em seu nível mais alto no Brasil,já que se encontra no hemisfério sul.

As datas do Carnaval no Brasil mudam a cada ano e é celebrado em muitas vilas e cidades de todo o país. Em 2015, o Carnaval está previsto para começar na sexta-feira 13 de Fevereiro e terminam na terça-feira 17 de Fevereiro.

Não quer reservar para o Carnaval do Rio no Brasil?

14 de nov de 2014

COMENTÁRIOS