Melodia e Poesia se combinam para formar o Samba Enredo

O Carnaval Carioca é um evento de importância mundial, no qual várias Escolas de Samba concorrem pela honra maxima de ser Campeã do Carnaval! Um dos parâmetros utilizados pelos juízes é a Canção de Samba original que cada uma das equipes incorpora em seu desfile.

Foi durante os anos de 1940 e 1950 que as Escolas de Samba incluíram temas, fantasias, carros alegóricos e canções em seus desfiles. O Samba-Enredo ganhou seu espaço e destaque com muita rapidez e o primeiro album com essas canções foi lançado em 1952.

O Samba deve seguir o espírito do tema da Escola no desfile. Ela sera julgada pela sua veia artística, onde a letra e melodia devem adaptar-se à emoção a ser explorada. É a única categoria com subdivisões, onde os juízes qualificam separadamente a letra da melodia.  A canção deve fluir sem problemas juntamente com as fantasias e carros alegóricos.

Folhetos com as letras dos Sambas- Enredo são distribuídos livremente dentro do Sambódromo, tornando todo o público parte do coro durante o desfile!

Os preparativos começam com bastante antecedencia, logo após o tema do desfile ser definido pela direção da Escola de Samba. Uma sinopse do tema é distribuída entre os compositores, os quais começam a elaborar uma música apropriada.

Há muita competição entre esses compositores. Depois que estes apresentam seus trabalhos, os diretores decidem qual dessas canções melhor representam o tema.

Após a divulgação dos Sambas-Enredo das Escolas, todas essas canções são gravadas em cds e vendidas, para que toda a população se familiarize.

Esses Sambas – Enredo falam de grandes herois nacionais, de importantes questões sociais e dos eventos mais importantes da história brasileira e mundial.

Qual é o seu Samba – Enredo favorito?

03 de nov de 2014

COMENTÁRIOS