Escola de Samba São Clemente – Símbolo da Irreverência Brasileira

Todas as escolas de samba representam alguns clubes sociais ou bairros em diferentes áreas. A Escola de Samba São Clemente é a única da Zona Sul. O grupo da São Clemente está localizado em Botafogo, no alto do morro Dona Marta. Foi criada em 1961 e encontrar uma área de ensaio adequado, permanece sendo um desafio para a escola. Suas cores são o ouro, preto e amarelo, que refletem a maneira satírica de se referir aos costumes e vida no Brasil.

 

A principal característica da São Clemente é o samba combinado com sua irreverência, que analisa a qualidade de vida no Brasil. Por exemplo, a São Clemente falou sobre a violência e o caos do tráfego do Rio de Janeiro durante o Carnaval de 1984. No ano seguinte, exibiu uma sátira sobre o déficit habitacional, que estava se tornando uma dor de cabeça para a população. O grupo se aventurou em território desconhecido, em 1987, com a canção sobre as crianças de rua e incluiu crianças reais da rua em seu desfile.

 

A Escola de Samba São Clemente originou-se de um clube de futebol em Botafogo, que se tornou uma Escola de Carnaval em 1950. A Escola ainda tem uma ligação com o clube de futebol e é baseada no Centro do Rio.

Em 2008, havia sido rebaixada para o Grupo de Acesso quando o tapa-sexo que a modelo Viviane Castro utilizava (um triângulo brilhante que é usado para cobrir as partes íntimas) caiu e o o substituto improvisado descolou-se durante o desfile. Este revés custou ao grupo 0,5 pontos na pontuação final, já que nudez total não é permitida durante o desfile. A Escola agora é parte do grupo especial do Carnaval do Rio, com a oportunidade de provar que é digna dessa posição.

 

Você acredita que a Escola de Samba São Clemente é capaz de manter sua colocação no Grupo Especial no Carnaval do Rio em 2015?

23 de ago de 2014

COMENTÁRIOS