Cordão da Bola Preta comemora o centenário com um ano de festa

 

Por volta das 9h da manhã de 10 de fevereiro, quando a banda entoar o hino composto em 1937 por Vicente Paiva e Nelson Barbosa, os foliões vão presenciar um momento histórico: estará começando o 100º desfile do Cordão da Bola Preta, a mais antiga organização carnavalesca em atividade no Rio e um dos maiores blocos do Brasil.

O Cordão da Bola Preta foi fundado no dia 31 de dezembro de 1918 por Álvaro Gomes de Oliveira, o Caveirinha; Francisco Brício Filho, o Chico Brício; Eugênio Ferreira; João Torres; e os três irmãos Oliveira Roxo: Jair, Joel e Arquimedes Guimarães. Para fundar a agremiação eles peitaram a polícia, que havia proibido a criação de organizações carnavalescas.

Foto do blog: http://www.fernandomachado.blog.br/

Foto do blog: http://www.fernandomachado.blog.br/

A origem do nome não podia ser mais apropriada ao clima que sempre imperou na cidade durante o reinado de Momo. Segundo a tradição, tudo começou por causa da paixão do fundador do cordão, Caveirinha, por uma pierrete que tinha seu vestido branco com as tais bolas pretas. A música que virou hino do cordão nasceu conhecida como Segura a Chupeta. Um dos autores, Paiva, também é autor de outra marcha carnavalesca conhecida, Mamãe Eu Quero. Em 1962, a cantora Carmen Costa regravou a música que a partir de então ficou conhecida como Marcha do Cordão da Bola Preta

O desfile não tem cordas, abadás, área VIP; é tudo muito democrático. Basta colocar seu traje de bolas pretas e se dirigir para o Centro da cidade, pronto para cinco horas de folia que invariavelmente termina com Cidade Maravilhosa. Segundo a Riotur, a previsão de público para o cortejo deste ano é de 1,5 milhão de foliões.

O presidente da Bola, Pedro Ernesto Marinho, explicou que como o dia oficial de aniversário de fundação será somente no dia 31 de dezembro, desde a zero hora do 1º dia do ano, o cordão já está em clima de aniversário. Será então um ano inteiro para celebrar.

Foto: Gabriel Monteiro | Riotur

Foto: Gabriel Monteiro | Riotur

O Cordão da Bola Preta tem como musa Selminha Sorriso, porta-bandeira da Beija-Flor; o embaixador do bloco é o compositor José Roberto Kelly, responsável por algumas das marchinhas de carnaval mais conhecidas, como “Cabeleira do Zezé” e “Maria Sapatão”. A madrinha é a cantora Maria Rita e a porta-estandarte, a atriz Leandra Leal. Neguinho da Beija-Flor é padrinho e, no início da carreira, deu muita canja nos desfiles do bloco, em troca de um sanduíche, como ele contou, bem humorado, ao Jornal Nacional.

Desfile do Cordão da Bola Preta

Quando: dia 10/2

Concentração: 7h, na rua Primeiro de Março

Saída: 9h

31 de jan de 2018

COMENTÁRIOS