Onde tem futebol, tem carnaval e vice-versa

 

Não é por acaso que o estereótipo do Brasil envolve carnaval e futebol. Os dois temas são paixões nacionais e é muito difícil encontrar um brasileiro que não simpatize com nenhum deles. Mais do que isso: ambos sempre andaram juntos, seja com o samba para comemorar uma conquista ou com o esporte mais popular do mundo como tema na Sapucaí.

No Dia Nacional do Futebol, vale relembrar alguns casamentos perfeitos. Muitos sambas foram incorporados como gritos de torcida. Dentre os mais famosos, “Explode Coração”, hino do Salgueiro em 1993, e “Vou Festejar”, de Beth Carvalho, sempre presentes nos estádios do Brasil. A torcida do Vasco canta o hino da Tijuca de 1998 sobre o centenário do clube e a do Flu gosta de um samba-enredo da Grande Rio que tem as cores do Tricolor das Laranjeiras.

É longa a lista de clubes e jogadores que foram tema do carnaval. De Zico, na Imperatriz, em 2014, a Pelé e Neymar na Grande Rio este ano. Lá atrás, em 1981, a mesma Imperatriz homenageou Lamartine Babo, criador do hino de 11 clubes cariocas. O Flamengo teve seu centenário homenageado pela Estácio em 1995. E se um dos maiores sucessos de Neguinho da Beija-Flor começa com “Domingo, eu vou ao Maracanã…”, a escola dele tem um dos mais memoráveis desfiles sobre a história do futebol. Foi em 1986, debaixo de um temporal.

Não é exagero falar que o Dia do Futebol tem um pé (de samba, claro) no carnaval, assim como o feriado de fevereiro tem grande participação futebolística. Juntos, essas paixões ajudam a construir a cultura e a alegria do brasileiro, que curte e dá show dentro de campo e no Sambódromo.

 

futebol

19 de jul de 2016

COMENTÁRIOS