As atrações carnavalescas do Rio

O carnaval do Rio de Janeiro é considerado o melhor (e maior) do mundo. Desde 2004, inclusive pelo Guinness Book! Festa de origem milenar que chegou no tempo do Brasil Colônia e ganhou nota 10 em evolução, incorporando elementos da cultura indígena, negra e católica. Dos entrudos aos bailes, dos blocos aos cordões, dos banhos de mar à fantasia até as escolas de samba, foram séculos de história que voltam às ruas todos os anos por cinco dias. Em 2017, a cidade fica sob governo do Rei Momo da sexta-feira, 24 de fevereiro, até tudo se acabar na quarta-feira de cinzas, 1º de março.

Blocos de rua

A forma mais essencial de festejar o carnaval é sair em um bloco de rua. São dezenas de opções! Desde os grupos de bairro até o Cordão do Bola Preta, que reúne mais de 1 milhão de pessoas na avenida Rio Branco, centro da cidade. É sempre um mar de gente alegre. Fantasia de todos os tipos, música, bagunça, descontração e democracia total. Chega quem quer.

Bloco de Carnaval

Bloco de Carnaval

Apesar do predomínio do samba e das marchinhas, tem bloco até para quem não curte os gêneros carnavalescos tradicionais. Blocos temáticos que tocam Mamonas, Beatles, Raul Seixas… A maioria sai no período da tarde, mas a movimentação começa cedo. É programa pro dia todo.

Festas

Por determinação das autoridades, quando o sol se põe, os blocos se recolhem. Chegou a hora de dar lugar às festas e baladas da cidade. O local mais eclético e frequentado é o boêmio bairro da Lapa, que possui programação gratuita e muitos bares.

Se o orçamento estiver mais folgado, os bairros da zona Sul como Copacabana e Ipanema têm suas opções.

Desfiles

Grande parte da fama do carnaval do Rio, no entanto, se deve às escolas de samba. A avenida Marquês de Sapucaí é o palco mais desejado da cidade. Os ingressos têm mais procura que caixa de banco em dia de pagamento.

Os ingressos para o Grupo Especial, ponto alto do carnaval, são os mais procurados. As 12 escolas mais tradicionais disputam em dois dias, domingo e segunda, a grande honra de ser a campeã do carnaval. Para quem quiser gastar menos, a opção são as 14 escolas do Grupo de Acesso A, que lutam acirradamente por uma vaga na elite no carnaval seguinte. Eles funcionam como preliminar do grande espetáculo. Ocorrem na sexta e sábado, 24 e 25/2.

Público durante desfile de escola de samba

Público durante desfile de escola de samba

Se você quiser passar o carnaval todo na rua, tem ainda uma última chance. No sábado depois do carnaval, dia 4 de março, as seis melhores colocadas do Grupo Especial voltam ao Sambódromo para o Desfile das Campeãs. É uma espécie de volta olímpica!

Baile do Copacabana Palace

Para quem curte badalação, há poucos lugares quanto o carnaval carioca. Se o seu negócio é glamour então, nada melhor que ir ao baile de gala do hotel Copacabana Palace.

Homens de black-tie, mulheres em vestidos de gala dão o tom de elegância do evento. Isso, claro, se você optar por não usar uma bela fantasia – só não vale exagerar na pouca roupa.

Decoração de carnaval no baile do Copacabana Palace

Decoração de carnaval no baile do Copacabana Palace

Fantasias e celebridades de todos os universos marcam presença nos salões e nas mesas, disponíveis no terraço do hotel, que possibilita vista fantástica de uma das praias mais famosas do planeta.

O hotel todo é decorado com temas do carnaval, que são modificados todos os anos. O evento ocorre no sábado, dia 25 de fevereiro, e recebe ampla cobertura da imprensa, atrás de cliques das celebridades e das fantasias mais extravagantes.

Seja qual for a sua escolha, o Rio é diversão garantida no carnaval. Caia na folia.

16 de ago de 2016

COMENTÁRIOS