Um panorama espetacular do Carnaval brasileiro

Saiba mais sobre o carnaval brasileiro!

O Carnaval brasileiro acontece todos os anos e caracteriza-se pela música, a participação, o ritmo e os figurinos extravagantes que variam em diferentes regiões, e é comemorado 40 dias antes da Páscoa. Nas cidades do Sudeste, o Carnaval brasileiro apresenta desfiles organizados pelas Escolas de Samba inspirados na tradição veneziana. Os principais desfiles são feitos para serem vistos por um público pagante, enquanto blocos ou desfiles de rua menores permitem a participação gratuita do público. O Carnaval é a festa mais popular no Brasil e é um evento de proporções gigantescas. As festividades são intensas, especialmente nas cidades mais costeiras. O Carnaval no Brasil representa quase 80% do consumo anual de cerveja e quase 70% do tráfego de turistas anualmente.

Diferentes estados têm seus estilos individuais para celebrar o Carnaval brasileiro.

No Rio de Janeiro, pequenos ou grandes blocos de rua participam de desfiles em diferentes partes da cidade. Alguns dos desfiles mais famosos podem ser encontrados no centro do Rio, Jardim Botânico, Lagoa, Ipanema, Leblon e Copacabana. Muitas vezes, compõem suas próprias músicas para as suas apresentações e cantam samba populares, bem como canções clássicas do carnaval – as famosas marchinhas.

Em São Paulo, a principal celebração acontece no Sambódromo do Anhembi. Escolas de samba originadas de clubes de futebol são uma característica das comemorações. As celebrações da Bahia incluem um tipo diferente de música com ritmos como samba, reggae e axé, que são o foco do show.

Em Pernambuco, as suas principais cidades, Recife e Olinda, explodem em comemorações. Os principais ritmos são o maracatu e o frevo, uma dança eletrizante com influências acrobáticas. Não há competições de grupo em Olinda e Recife.

Em Minas Gerais, as cidades de Ouro Preto, Mariana e Diamantina, geralmente, atraem multidões de estudantes para os tambores e as fanfarras.

Florianópolis, Camboriú, em Santa Catarina, Curitiba, no Paraná, e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, têm menores escolas de samba e blocos e dão maior prioridade aos bailes que às danças de rua.

 

Você já decidiu qual lugar é o melhor para uma verdadeira experiência de Carnaval no Brasil?

29 de jul de 2014

COMENTÁRIOS