Não deixe de passear pelo centro histórico do Rio de Janeiro

Quem visita o Rio precisa pelo menos dar uma passada no centro histórico da cidade. Ele é delimitado por ruas e construções centenárias que ilustram momentos importantes da vida brasileira do Império até a República, momento em que o Rio foi, sem competição, o centro cultural, político e de poder do país.

O visitante pode fazer um percurso que passe pela Avenida Rio Branco, antiga Avenida Central, e seus prédios imponentes como a Biblioteca Nacional, o Largo da Carioca, Cinelândia, pegar a rua do Ouvidor até a Primeiro de Março. Por este e outros caminhos nas adjacências, há diversos museus, centros culturais e lugares que serviram de encontro para intelectuais e artistas.

O passeio pelo Centro ficou agora ainda mais conveniente com a inauguração do VLT que tem duas linhas, uma que liga o Aeroporto Santos Dumont à Rodoviária e a outra que vai da Rodoviária à Praça XV. O sistema deve contar ainda com uma terceira linha que vai chegar até a Central do Brasil. Você precisa embarcar com um cartão carregado com pelo menos o preço da tarifa (R$ 3,80 em dezembro de 2017) e validá-lo no interior do veículo.

Aqui seguem três sugestões imperdíveis de paradas:

THEATRO MUNICIPAL

^49793B36C8936EA7CCC678B6680BBAF1B81AF89D7FDDF4BFA1^pimgpsh_fullsize_distr

Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Foto: Alexandre Macieira|Riotur

Inaugurado em 1909, recebe orquestras, companhas de balé e dança do Brasil e do Mundo. Foi ali que Eliseth Cardoso, então uma das principais cantoras do Brasil, tornou-se a primeira cantora popular a pisar no palco de um espaço dedicado ao canto lírico. Ela interpretou uma versão para as Bachianas de Villa-Lobos. De cara para a Cinelândia, o Theatro viu muitos e muitos protestos pelas mais diferentes causas. É um local de efervescência cultural.

Endereço: Praça Floriano, S/N – Centro, acessível pela Linha 1 do VLT

RUA DO OUVIDOR

^67F84FAC6D0D365F6C309A5F2EDE811E139108EA984C3DCCEB^pimgpsh_fullsize_distr

Rua do Ouvidor – Foto: Alexandre Macieira | Riotur

É praticamente um cenário: rua estreita cheia de prédios e locais que fazem parte da história do Rio, onde funcionaram redações de jornais, joalherias, livrarias e é hoje cheia de bares e restaurantes tradicionais. Entre as curiosidades, o fato de ser o lugar onde as modas chegavam no país, como as confeitarias. Foi ali que se vendeu sorvete pela primeira vez no Brasil. Sua esquina com a Primeiro de Março foi imortalizada pelo samba do Salgueiro no Carnaval de 1991: “Na Primeiro de Março/falta um passo/Pra Ouvidor/E no samba faltava/Esse traço de amor”.

ARCO DO TELES 

Bokers_post_fb_lugaresparair_ouvidor_20171228

Restaurantes no Arco do Teles – Foto: Alexandre Macieira | Riotur

É uma passagem entre prédios erguidos no Século 18 na região da Praça XV, próximo à rua do Ouvidor e do Paço Imperial. À noite, há vários bares charmosos com mesas nas calçadas para curtir uma boa cerveja.

Endereço: Praça Quinze de Novembro, 34 A – Centro, acessível pela Linha 2 do VLT.

03 de jan de 2018

COMENTÁRIOS