Metrô é maneira prática e barata de brincar o Carnaval e conhecer a cidade

Metro Rio durante o carnaval

Como em toda cidade grande, o Metrô é um meio de transporte estratégico no Rio de Janeiro, especialmente nos períodos de grandes eventos como durante os Jogos Olímpicos 2016 ou todos os anos no Réveillon e durante o reinado de Momo. Por isso mesmo, a Bookers criou uma novidade para o Carnaval 2018, um serviço especial de integração com o Metrô.

Quem comprar ingressos para as arquibancadas dos setores pares 2, 4, 6, 8, e 10, terá direito a passes de metrô gratuitos para ir e voltar do Sambódromo. O folião poderá optar também por acompanhar nossos guias, que vão sair todos os dias da Central de Atendimento da Bookers, em Copacabana (Estação Siqueira Campos), com destino à Sapucaí. O funcionário colocará cada pessoa dentro de seu respectivo setor. Ao final de cada escola, um funcionário da Bookers estará disponível no Setor 2 para acompanhar quem quiser ir embora ao Metrô e à Central de Atendimento.

O metrô do Rio foi inaugurado em março de 1979 com apenas quatro estações que operavam basicamente no Centro. Hoje o sistema possui três linhas subterrâneas, integração com ônibus executivos e transporta em média 20 milhões de passageiros por ano, atingindo grande parte dos bairros centrais, das Zonas Sul e Norte e, desde os Jogos Olímpicos, chega até o início da Barra da Tijuca, Zona Oeste.. 

No Carnaval, a operação é 24 horas, o que facilita o acesso dos foliões às centenas de blocos que se espalham pelas ruas da cidade e também ao público que vai aos desfiles no Sambódromo. A qualquer hora do dia e sobretudo nas manhãs, os trens parecem uma continuação do desfile, com a mistura de pessoas indo trabalhar com foliões em todo tipo de fantasia extravagante.

Para chegar ao Sambódromo, são duas as estações indicadas: a Estação Central é indicada para o público que tem ingressos para os setores ímpares. É preciso caminhar cerca de 1 km até a entrada dos portões, mas o percurso permite ver a concentração de parte dos carros alegóricos que vão desfilar.

Já para o público com ingressos para os setores pares, a estação indicada é a Praça Onze. A distância a pé até os portões de entrada é menor. O passe unitário custa R$ 4,30 e o cartão recarregável aceita carga mínima de R$ 5. O horário de funcionamento regular das linhas é de segunda a sábado das 5h à 0h e de 7h às 23h aos domingos e feriados.

O Metrô é também uma forma prática de visitar pontos turísticos da cidade como Pão de Açúcar, Corcovado, Quinta da Boa Vista, os estádios do Maracanã e Engenhão, bem como os Museus do Centro e a Lapa. Nos fins de semana é permitido entrar nos vagões com bicicletas e pranchas de surfe e nos dias de semana as magrelas são bem-vindas no último vagão depois das 21h.

11 de dez de 2017

COMENTÁRIOS