Desfile campeão da Mangueira sobre Bethânia será exibido no FestRio

 

A partir do dia 5 e nos dez seguintes, os cariocas passam a morar na capital do cinema no Brasil com a realização da 19ª edição do Festival do Rio. A seleção deste ano traz uma safra interessante de documentários em homenagem a dezenas de personalidades da cena artística nacional e entre elas uma que interessa de perto a quem curte o Carnaval e as escolas de samba: Fevereiros.

Maria Bethânia é a personagem central de Fevereiros, do diretor Marcio Debellian que mostra a cantora na sua cidade baiana de Santo Amaro e a concepção do desfile em sua homenagem na Estação Primeira de Mangueira, que foi campeã do Carnaval 2016, com direito a entrevista de Leandro Vieira, carnavalesco da escola, e dos irmãos Mabel e Caetano Veloso.

O diretor mostra a Bethânia esfuziante que desfilou no último carro da verde e rosa e, ao mesmo tempo, a mulher simples que anda de pé no chão na sua cidade no dia 2 de fevereiro, Festa de Iemanjá na Bahia.

Foto: Ramon Moreira

Foto: Ramon Moreira

Mas nem só de samba vive o FestRio. O documentário é um dos 78 filmes, entre curtas e longas, brasileiros selecionados. Constam da programação oficial cerca de 250 títulos de mais de 60 países, que vão de Hollywood e os bastidores do cinema até uma vila pequena no Congo, guerras na Síria ou nos EUA.

Criado em 1999, o Festival do Rio se firmou como um dos mais importantes do mundo e destino obrigatório para os principais destaques cinematográficos do ano, alguns saídos diretamente de festivais badalados pelo mundo, como Cannes, Sundance, Veneza e Toronto. Em paralelo, ocorre o RioMarket, importante evento de negócios onde ocorrem seminários, workshops e masterclasses.

São distribuídos 11 prêmios pelo Júri oficial do Festival. Além das escolhas do júri, existe uma premiação através do voto popular em três categorias: Melhor Longa-Metragem de Ficção, Melhor Longa-Metragem Documentário e Melhor Curta-Metragem.

Foto: Catraca Livre

Foto: Catraca Livre

Alguns dos nomes mais importantes do cinema mundial já passaram pelo Festival apresentando seus filmes. Foram diretores como Roman Polanski, Costa-Gavras, Tom Tykwer, Dario Argento, Leos Carax, Im Sang-soo, João Pedro Rodrigues, Masahiro Kobayashi, Louis Malle, Carlos Saura, John Waters, Peter Greenaway, Stephen Frears, François Ozon, Todd Solondz e os irmãos Paolo e Vittorio Taviani; além de atores como Jeanne Moureau, Samuel L. Jackson, Marisa Paredes, Jeremy Irons, Forest Whitaker, Kylie Minogue, Willem Dafoe, Charlotte Rampling, Ricardo Darín, Danny Glover, Harvey Keitel, Helen Mirren, Isabelle Huppert e Jane Birkin, entre muitos outros.

Uma das novidades deste ano é a realização de uma mostra sobre Realidade Virtual, que vai ser realizada no Centro Cultural da Justiça Federal, na Cinelândia e vai oferecer cinco experiências de imersão total com filmes e um game, entre eles a obra francesa “Altération” que é uma viagem ao futuro baseada no estudo dos sonhos.

Para acompanhar programação, endereços e demais informações visite o site oficial do festival: http://www.festivaldorio.com.br/ Os postos de retirada de ingresso: CCLSR – Cine Odeon, NET Claro, Kinoplex São Luiz, Estação NET Rio, de 6 a 15 de outubro, das 13h às 21h.

03 de out de 2017

COMENTÁRIOS