Samba-enredo é a grande estrela do espetáculo do Sambódromo

Nos desfiles carnavalescos, ele é a grande estrela. Não à toa as escolas se chamam “de samba”, que é um dos principais quesitos em avaliação: entenda um pouco mais sobre o samba-enredo.

Toda escola de samba escolhe um tema – o que acontece entre logo depois do carnaval e meados de abril ou maio. A partir daí, a escola produz uma sinopse e orienta seus compositores sobre o tema do próximo carnaval e que serve de base para eles comporem os sambas. Entre julho e outubro começam os concursos. Cada escola realiza o seu e vai cortando as composições que não “se encaixam” com a bateria, que os componentes da escola não gostam muito de cantar.

Até que chega a final, quando os jurados da escola ficam com a responsabilidade de escolher dentre 3 ou quatro concorrentes aquele que será eleito o “hino” da escola para o carnaval. A partir daí, a bateria e o intérprete oficial começam a fazer suas adaptações para que a música tenha cada vez mais o jeito que irá ser cantada no Sambódromo.

O samba-enredo é a alma de um desfile, assim como a bateria é o coração. Foram estes dois elementos irresistíveis que conquistaram a cidade e transformaram as escolas no maior evento do carnaval carioca a partir dos anos 1960. Eles já tiveram várias fases – em que predominavam as letras históricas, depois melodias mais ligeiras, refrões fáceis de cantar, melodias inspiradas…

Como conversa de sambista é samba, ouça esta playlist com pérolas do gênero: https://goo.gl/9QHYLL

Atualmente, todo carnaval ganha cerca de 70 novos sambas-enredo; hoje todos são gravados e se a maior parte acaba caindo no esquecimento, alguns acabam entrando para a antologia do gênero, seja pela qualidade da obra ou porque foram muito cantadas na avenida e deram título ou prêmios para a escola.

Em 2018 temos uma safra de sambas muito interessante. As dificuldades financeiras das escolas e a ausência de patrocinadores assustados pela crise na economia produziu uma série de temas críticos como uma reflexão sobre a escravidão social ou que caminham por propostas mais culturais, como os 200 anos do Museu Nacional e o centenário da escola Nacional de Belas Artes.

Veja a playlist do Grupo Especial para o Carnaval 2018: https://goo.gl/5fDpgW

O Grupo de Acesso, ou Série A, que também se apresenta no Sambódromo durante o Carnaval também possui uma safra interessante de enredos, alguns sobre a vida do Brasil ao longo da história, as lutas que o povo e especialmente os negros, tiveram de enfrentar. Também há espaço para os mercados populares, as invenções do homem.

Ouça a playlist da Série A: https://goo.gl/RKLqWW

09 de fev de 2018

COMENTÁRIOS