O Rei Momo e Realeza do Carnaval Carioca

Saiba quem são os membros da corte carnavalesca em 2017

Um samba-enredo clássico da Portela diz em um dos seus refrões: “A alegria já contagiou. A ordem do Rei é brincar, quatro dias sem parar”. O monarca, no caso, é o Rei Momo, a figura simbólica que governa o Carnaval carioca. É ele que dá início oficial à folia. Seu reinado começa quando recebe a “chave da cidade” das mãos do prefeito e só expira ao meio-dia da Quarta-Feira de Cinzas. Fazem parte da corte carnavalesca, Rainha e princesas. Eles comparecem a eventos do carnaval como bailes e blocos e abrem todos os dias de desfile no Sambódromo.

A figura do Rei Momo vem da mitologia grega e personifica a ironia e o sarcasmo. Começou a aparecer em festas populares na Península Ibérica a partir do século 16. No carnaval do Rio, foi personificado a primeira vez pelo “palhaço negro” Beijamim Oliveira em 1910, numa atuação no Circo Spineli. Por volta dos anos 30, jornalistas do diário “A Noite”, criaram um boneco de papelão que batizaram de “Rei Momo I e Único” esculpido por Hipólito Columb. Em 1934, o mesmo jornal resolveu eleger um monarca de carne e osso. O primeiro foi o cronista de turfe (!) do jornal, Moraes Cardoso.

30274495665_017a89dbc9_o

Foto: Fernando Maia | Riotur

Ao longo dos anos estabeleceu-se a tradição de ter um Rei Momo eleito. A escolha estendeu-se também para rainha e princesas. As candidatas são, geralmente, passistas das escolas de samba. Os jurados são personalidades ligadas a música ou organizadores do carnaval.

Durante muito tempo, eram escolhidas pessoas acima do peso para desempenhar o papel, seguindo a representação mais tradicional da figura de Momo. Na medida em que o politicamente correto foi sendo incorporado à festa, os monarcas da folia também passaram a não possuir mais restrições físicas.

Em 2017, o Rei Momo será Fábio Damião dos Santos Antunes, conhecido como Arerê, músico de 31 anos. A Rainha será a dançarina de 21 anos, Uillana Adães. Joice Rocha de Oliveira, também dançarina, de 20 anos, acompanhada da professora Deisiane Conceição, de 28 anos, serão a primeira e segunda princesas, respectivamente.

01 de nov de 2016

COMENTÁRIOS