Escolas mirins fecham o Carnaval 2017 no Sambódromo

 

Quem pensa que depois da apresentação da Mangueira o Carnaval 2017 terá acabado na Sapucaí está enganado. Na noite da terça, dia 28, ocorre o desfile das 16 Escolas de Samba Mirins, em que cerca de 30 mil crianças disputam prêmios e quesitos como gente grande.

O projeto das escolas mirins surgiu em 1983, com a criação da Império do Futuro e Corações Unidos do Ciep, ligada à escola estadual que funcionaria no prédio dos camarotes do Sambódromo até ele ser demolido. O objetivo das Mirins é garantir a sobrevivência da cultura da escola de samba para as novas gerações além de servir como atividade social nas periferias.

bookers_fbia_escolamirim_05jan_2016_bra-copiar

Foto: Gabriel Santos | Riotur

Elas foram surgindo como crias das grandes agremiações e levavam a sua identidade como Mangueira do Amanhã, Herdeiros da Vila, Filhotes da Águia (Portela), Aprendizes do Salgueiro e Estrelinha da Mocidade. Hoje há escolas que não têm filiação como a Petizes da Penha ou Golfinhos do Rio de Janeiro.

As escolas recebem ajuda de custo simbólica da Prefeitura e contam com muito material doado pelas agremiações “adultas”. O visual é certamente mais modesto, mas o que falta em visual é compensado com emoção e samba no pé.

O julgamento é feito para incentivar os fundamentos de cada segmento das escolas. Leva em consideração todos os quesitos avaliados no Grupo Especial e ainda Ala de Passistas, das Baianas, Conjunto, Intérprete, Rainha de Bateria e todos os jurados apontam qual agremiação teve a melhor interação com o público. Elas recebem os troféus oficiais: Olhômetro e Estandarte do Samba Mirim. Neste último, todas as escolas que se destacarem no quesito são premiadas.

Há 14 anos, o desfile é organizado pela Associação das Escolas Mirins do Rio de Janeiro e conta atualmente até com um CD oficial com os sambas. A partir da união dos antigos Grupos A e B, que criou a Série A, as crianças voltaram a se apresentar na terça, com desfiles de 30 minutos.

 

Veja a ordem do desfile

1 – Miúda da Cabuçu
2 – Tijuquinha do Borel
3 – Inocentes da Caprichosos
4 – Golfinhos do Rio de Janeiro
5 – Ainda Existem Crianças de Vila Kennedy
6 – Império do Futuro
7 – Corações Unidos do Ciep
8 – Filhos da Águia
9 – Pimpolhos da Grande Rio
10 – Mangueira do Amanhã
11 – Estrelinha da Mocidade
12 – Aprendizes do Salgueiro
13 – Petizes da Penha
14 – Herdeiros da Vila
15 – Nova Geração do Estácio
16 – Infantes do Lins

05 de jan de 2017

COMENTÁRIOS