Uma viagem de encontro com o samba

Aprenda a sambar em uma lição: relaxe os ombros, alongue os braços e comece a fazer as malas. Você vai para o Rio de Janeiro! Até dá pra aprender uns passos no Wikihow, mas nada melhor do que a experiência ao vivo. O Carnaval pode até já ter passado ou ainda estar longe, não tem problema! A Cidade Maravilhosa respira samba o ano inteiro e oferece uma infinidade de opções para quem quiser saber mais sobre este ritmo que é cara da cidade e do Brasil.

SAMBA

Bora aprender a sambar?

Fora da temporada carnavalesca, uma ótima maneira de entrar no clima é visitar o Museu do Samba. Exposições contam a história do gênero e, na “Vivência do Samba”, é possível participar de diversas atividades como o workshop de samba, prova de fantasias dos últimos carnavais, tocar instrumentos e até mesmo saborear uma deliciosa feijoada! Esse serviço é oferecido para grupos de turistas e é necessária a reserva com antecedência.

Para uma vivência ainda mais autêntica, vale visitar as quadras das escolas mais tradicionais e interagir com as comunidades. O Salgueiro proporciona o Experience – Live The Real Samba, com direito a oficinas (cultural, percussão e de samba), além do ensaio show, com direito a recepção pelas passistas e interação com a bateria, mestre sala e porta bandeira. Na Mangueira e na Portela, além da programação com shows e os ensaios propriamente ditos, em determinados sábados há as famosas feijoadas, com direito a cerveja e caipirinha bem gelada.

O samba, no entanto, não está confinado ao ambiente das escolas. Existem “rodas de samba” em vários pontos da cidade como o Bip Bip, bar em Copacabana, o Samba da Ouvidor, perto da Praça XV, e a Pedra do Sal, em uma das entradas do Morro da Providência, perto do antigo cais do porto, local ancestral da cultura negra no Rio.

Essas são apenas algumas das inúmeras opções disponíveis. O Rio respira samba e não é difícil encontrar uma batucada ou uma cantoria em um boteco da esquina nos bairros mais boêmios. A imagem do Cristo Redentor de braços abertos não é só simbólica. Faz parte da cultura do samba. É só chegar…

Serviço

Museu do Samba
Endereço: Rua Visconde de Niterói, 1296 – Mangueira – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3234 5777

Salgueiro Experience
Endereço: Quadra do Salgueiro – dentro do camarote Sangue Bom
Telefone: (21) 2258 0068 | (21) 3238 5539

15 de jun de 2016

COMENTÁRIOS