Um pouquinho sobre o samba-enredo

 
 
Criado especialmente para os desfiles das escolas de samba, o gênero samba-enredo surgiu nos anos 30 e é a trilha sonora oficial do Carnaval do Rio. Aliado às fantasias, alegorias e, sobretudo, à bateria, o samba-enredo é a música que dá o tom de cada apresentação no Sambódromo, além de ser fundamental para o desempenho de cada agremiação no julgamento.
 
Desde sua criação, o samba-enredo passou por diversas transformações, seja na forma ou na velocidade. Outra coisa que varia muito é a temática: histórica, turística, cultural, etc. O andamento com que é cantado por cada escola varia um pouco em função da característica de cada bateria e do número de componentes. Escolas maiores tendem a cantar mais depressa para não correrem o risco de estourar o tempo regulamentar de desfile.
 
20160207-ramonmoreira-sambodromo-502
 
Para escolher qual será o seu samba-enredo do Carnaval, as escolas fazem um concurso interno. Todos os membros de suas respectivas alas de compositores podem inscrever uma música. Elas são divididas por chaves e por dois ou três meses, os sambas são apresentados nas quadras para que os componentes conheçam. Entre os meses de setembro e outubro são realizadas as finais, com os três ou quatro melhores, que são avaliados por uma comissão formada por integrantes da diretoria da escola. Em alguns casos, a solução escolhida é fazer a junção de dois sambas que se apresentaram melhor, mas não conseguiram unanimidade.
 
Em meio a tantos enredos bons para o carnaval 2017, você já escolheu o seu favorito? Confira aqui os sambas do Grupo Especial e conta pra gente, qual foi o que você acha que vai incendiar a Sapucaí.

 

26 de dez de 2016

COMENTÁRIOS