Carnaval e os quesitos avaliados no desfile

O carnaval é uma grande festa, mas isso não impede que essa alegria carnavalesca também tenha uma grande competição. E é assim na Sapucaí, com as escolas de samba lutando pelo título. E como nem todos são especialistas na parte da competição, uma esclarecida é sempre bem-vinda. Por exemplo: são nove quesitos avaliados pelos jurados no desfile. E vamos contar,
resumidamente, o que é considerado em cada um deles.

Harmonia
É o “cantar junto”, quando todos os membros da escola devem acompanhar a letra e o ritmo de maneira sincronizada; não cantar ou entoar partes diferentes custa pontos.

Fantasias
Dois fatores são avaliados: a qualidade das fantasias, junto com sua uniformidade, e se as vestimentas são criativas, combinando com o tema da escola. Membros com roupas contrastantes ou em condições ruins prejudicam a escola.

Alegorias e adereços
Podemos resumir em carros e acessórios. Neste quesito, os jurados avaliam as alegorias sobre rodas e os itens usados pelos passistas além da fantasia; eles também precisam ter contexto com o enredo.

Alegorias e Adereços

Alegorias e adereços são quesitos importantes na avaliação

Mestre-Sala e Porta-Bandeira
O símbolo maior da escola é a bandeira, e este quesito presa pelo zelo ao estandarte, que não pode enrolar no mastro, por exemplo. O Mestre-Sala é avaliado pelo cortejo, reverência e apresentação da Porta-Bandeira e do escudo da agremiação.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira: um dos quesitos avaliados

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Comissão de Frente
São os integrantes que “abrem” a escola e apresentam o enredo através de uma coreografia. São avaliadas a sincronia entre eles e a apresentação, além da criatividade das roupas; Eles são obrigados a se apresentarem em frente à cabine de jurados.

Samba-enredo
É a avaliação da música cantada na avenida. Ela precisa ser gramaticalmente correta, além de passar da melhor maneira a história do tema. Isso, é claro, com uma boa melodia e evolução rítmica.

Bateria
É o coração da escola. Precisa ser rigidamente sincronizada e dar fluência à agremiação. Ela engloba todos os instrumentos, dos leves (tamborim, pandeiro etc.) aos pesados (caixas e surdos).

Enredo
É a forma como o tema é contado. Os grupos precisam ser organizados de maneira que a história fique compreensível naquela ordem. A letra escrita também conta. Provavelmente, é o quesito em que a criatividade mais é levada em conta.

Evolução
De maneira resumida, não pode haver buracos entre uma ala e outra nem correria (ou até uma “segurada”) para que a escola cumpra o tempo estipulado. O desfile deve ocorrer com naturalidade e beleza, com movimentação dos integrantes.

Agora vai ficar muito mais fácil acompanhar o carnaval e até a apuração. Mas melhor que isso, só curtir in loco esse grande espetáculo no período mais alegre do Brasil, né? Não fique fora!

26 de ago de 2016

COMENTÁRIOS