5 botecos que traduzem a boêmia carioca

 

Confira a lista dos bares mais populares do Rio de Janeiro.

Cidade de clima quente e centro cultural do país durante séculos, o Rio de Janeiro popularizou a cultura do boteco, lugares com decoração despojada, comida apetitosa em porções generosas e serviço informal.

Ao longo da história abrigaram várias e várias gerações de boêmios que se apaixonaram e discutiram de tudo um pouco nas mesas. De Noel Rosa à Bossa Nova, da política ao futebol, de carnaval à economia, tem sempre uma roda de amigos na mesa de bar.

Como durante o Carnaval ninguém sobrevive só de confete e serpentina, separamos alguns lugares cheios de história e sabor, que valem a visita mesmo durante a folia:

1)     Bar do Luiz

Em atividade há 129 anos, fica no Centro do Rio e tem cardápio especializado na cozinha alemã porque seu primeiro dono era um suíço de nome Jacob. Quem fez a fama da choperia, no entanto, foi seu sobrinho Adolph, que fazia queda de braço com clientes que queriam pendurar a conta. Na época da 2ª Guerra, o local se chamava Bar do Adolph e quase foi destruído por estudantes anti-nazistas. Foi salvo por um pequeno senhor que tomava seu chopp na hora e desfez a confusão. O nome do salvador? Ary Barroso. A salada de batata com chopp gelado é um dos hits do lugar.

BAR DO LUIZ

Fonte: Timeout

2)      Nova Capela

Na Lapa, região mais boêmia da cidade, é um reduto tradicional da cozinha portuguesa, com direito a azulejos na parede. Imperdível é o cabrito com arroz de brócolis e os bolinhos de bacalhau.

NOVA CAPELA

Fonte: That Food Cray

3)     Café Lamas

No bairro do Flamengo, a casa existe desde 1874 e ficou famosa por ser ponto de encontro de artistas, políticos e intelectuais. Sabe o Filé à Oswaldo Aranha? Ele foi inventado ali, porque o próprio embaixador era frequentador. Os bifes fazem sucesso até hoje.

CAFe-LAMAS

Fonte: Alexandre Macieira | Riotur

4)     Bar Urca

Se a comida é atração principal nos demais, neste a paisagem é covardia. O grande barato é sentar na concorrida mureta do outro lado da rua do bar e admirar a vista tomando cerveja com bolinhos e empadinhas de camarão.

BAR URCA

Fonte: Rafael Pereira

5)     Armazém São Thiago

Quer fazer uma viagem no tempo? Então suba as ladeiras do charmoso bairro de Santa Teresa até este típico botequim carioca de época. Ao entrar lá, você volta para os anos 20, quando o avô do dono, um imigrante espanhol, instalou ali um armazém. Petiscos, pratos e cachaças para animar a noite.

SaO-THIAGO

Fonte: Riotur

28 de mar de 2016

COMENTÁRIOS