Vamos relembrar os enredos mais bacanas dos últimos 3 anos

Todo desfile de escola de samba começa pelo enredo: a história que será contada pelo samba, alas e alegorias. Vários deles são criações originais dos carnavalescos e revelam traços da cultura brasileira que muita gente nem conhece. Nestes últimos três anos, com a crise econômica, os patrocínios caíram um pouco e isso abriu espaço para muita ideia boa. Vamos lembrar alguns deles nos últimos três anos.

5. “A incrível história do homem que só tinha medo da Matinta Pereira, da Tocandira e da Onça Pé de Boi” (São Clemente 2015)

Este enredo homenageou um dos maiores carnavalescos de todos os tempos: Fernando Pamplona, um professor da Escola de Belas Artes que modificou a estética dos desfiles e também os temas, dando maior ênfase aos personagens e africanos, antes abordados muito discretamente. Ele foi professor de vários carnavalescos até hoje em atividade, como Rosa Magalhães, autora deste. A São Clemente conseguiu bela colocação, o 7º lugar, mas muita gente achou que ficou barato. A escola merecia posição ainda melhor na tabela. Pra outros até o título.

4. “A Ópera dos Malandros” (Salgueiro 2016)

O Salgueiro desfilou em 2016 com um sambão e com um dos temas mais carnavalescos do ano, uma homenagem ao personagem do malandro, tipicamente carioca, que se vestia elegantemente e mantinha contato com o jogo, com o submundo , representado também na religiosidade africana e na dança do samba. A escola terminou em 4º lugar com um dos sambas mais pop do ano.

 3. “Meu Quintal é Maior que o Mundo” (Império Serrano 2017)

A Serrinha conseguiu voltar ao Grupo Especial fazendo uma belíssima e delicada homenagem ao poeta pantaneiro Manoel de Barros, invocando seus personagens e o ambiente onde as histórias se passavam: o Pantanal. A escola fez uma apresentação segura e retornou à elite do carnaval ganhando o título da série A.

 2. “No voo da águia, uma viagem sem fim” (Portela 2016)

A estreia de Paulo Barros na Portela foi em grande estilo: voando pelo mundo afora, a Águia visitou lugares e épocas distintas dando chance a maremotos, dinossauros, a abertura do Mar Vermelho e as Aventuras de Gulliver. Desde o Netuno voador na abertura da escola até o Concorde que trazia a Velha Guarda, o público do Sambódromo não parou de gritar “é campeã” pra escola. Só que os jurados encontraram falhas e a Portela acabou em terceiro lugar, empatada em pontos com a segunda colocada, a Unidos da Tijuca.

 1. “Só Com a Ajuda do Santo” (Mangueira 2017)

Vencedora no ano anterior com o enredo sobre Maria Bethânia, a Mangueira invocou todos os santos para ganhar o bi. Falar sobre a religiosidade do brasileiro, da mistura que ele faz entre sagrado e profano, do sincretismo, das superstições. O tema original caiu em cheio no gosto do povão e a realização encheu os olhos de muita gente.

28 de abr de 2017

COMENTÁRIOS