As fantasias que contagiam o Carnaval carioca

Entenda como fazer para desfilar em uma escola no Carnaval do Rio de 2017

Todo enredo se pretende a contar uma história verdadeira ou totalmente inventada. Seja sobre um lugar, personagem histórico, celebridade, evento ou até críticas bem-humoradas sobre o cotidiano. Para transmitir a mensagem, a escola se divide em alas. Cada uma delas precisa ter fantasias diferentes entre si para ajudar o público e os jurados a entenderem o tema que a escola está apresentando. Existem peças de todo tipo: calçados, meias, shorts, biquínis, sutiãs, chapéus, resplendores, etc. Por sua importância para o desfile, a fantasia é um dos quesitos em julgamento.

Os jurados são instruídos para avaliar a originalidade, concepção e criatividade das fantasias de cada ala, como elas ajudam na leitura do enredo, a distribuição das cores e dos materiais usados na confecção, acabamentos e adereços que as compõem. Todas as fantasias têm sua função, ainda que algumas ganhem maior destaque, como é o caso da Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta Bandeira, Bateria e a Ala das Baianas, além dos destaques, que ficam nos carros alegóricos e têm as roupas mais luxuosas e ricas em detalhes.

Estas alas tradicionais e mais algumas são exclusivas para quem sempre desfila pela escola. Mas participar do carnaval, desfilando fantasiado dentro de uma escola de samba é uma experiência que merece ser vivida. É uma emoção muito diferente. Para desfilar, o ideal é escolher sua escola do coração ou decidir pelo horário e dia da apresentação. Os pedidos geralmente são feitos a partir de novembro e vão até 5 de dezembro de 2016. Após essa data, os ateliês podem não aceitar pedidos, pois precisam das medidas dos componentes e, devido ao excesso de trabalho, podem não conseguir preparar a fantasia.

 

Foto: Ramon Moreira | Bookers International

 

Selecionada a escola, escolha a fantasia. A retirada acontece na Central de Atendimento do Carnaval localizada no Hotel Atlântico na Rua Siqueira Campos, 90 –Copacabana. Vale lembrar que as datas para retirada das fantasias das Escola de Samba do Grupo de Acesso são nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2017, das 10h às 17h. Já as retiradas das fantasias das Escolas do Grupo Especial ocorrem nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2017 no mesmo horário.

fantasia 2017

Foto: Ramon Moreira | Bookers International

 

Para mais informações sobre como adquirir sua fantasia acesse: http://www.camarotecarnaval.com/rio/fantasias/carnaval.asp

19 de out de 2016
1 COMENTÁRIO
  1. Como vejo e escolho o modelo ideal?
    Modelos interessados fantasia Beija-flor,portela,salgueiro,magueira

    Cristina7 anos atrásResponder

COMENTÁRIOS