Cuidados com as crianças para ter um Carnaval tranquilo

Pequenas medidas tornam a festa mais segura para você e sua família

O carnaval é a época do ano mais animada do Rio. Muita alegria, descontração, gente pelas ruas. Alguns eventos são muito populares, outros recebem um público de bairro, mais frequentado por famílias. Se você vai brincar com os filhos, alguns cuidados são importantes para evitar dor de cabeça.

Na Avenida

Os desfiles do Sambódromo possuem classificação indicativa, estipulando o limite mínimo para crianças com 5 anos completos. As autoridades do evento poderão exigir a apresentação da Certidão de Nascimento.
Mas calma que nem tudo está perdido! Na noite de terça-feira de Carnaval ocorrem os Desfiles das Escolas de Samba Mirins, que é basicamente composto por crianças e adolescentes, membros das escolas tradicionais. O evento é gratuito, e vale a pena levar o seu pequeno para se divertir com essa festa maravilhosa.

Crianças e a Multidão

Evite levar o seu bebê recém-nascido ou crianças menores aos eventos de rua. A multidão e o som alto podem causar insônia e pesadelos. Existem diversas atividades que você pode fazer com seus filhos. Ir à praia, visitar os parques e jardins da cidade, passear a noite em um barzinho ou restaurante. Outra opção mais caseira é chamar os amigos para um churrasco assistindo os desfiles. O carnaval deixa a cidade mais bonita, e vale a pena aproveitar!
Se você vai levar crianças pequenas para blocos, evite os maiores, com muita concentração. Existem diversos blocos infantis para o seu pequeno poder aproveitar, seguindo sua faixa etária com muita música e brincadeira. Os blocos infantis mais famosos são: Banda de Ipanema Infantil na Praça General Osório, em Ipanema; e o Largo do Machadinho, que ocorre no Largo do Machado, no Catete. Em todos os casos, coloque uma pulseira com identificação com nome completo, telefone dos pais ou responsáveis para eventuais desencontros. Assim, você evita maiores transtornos e pode curtir as festas com mais segurança, e seus filhos também.

1

Flickr: Portal PBH

Calor

O verão carioca é muito quente e os eventos ao ar livre acontecem durante o dia, sob sol forte. Tanto adultos quanto crianças precisam tomar cuidado com a desidratação. Sobretudo as crianças, que devem usar roupas leves e folgadas para facilitar a circulação do ar, além de beberem muito líquido, preferencialmente água ou sucos naturais, fazendo uma alimentação saudável com horários regulares. O uso de protetor solar e repelentes são fundamentais, principalmente aos praieiros, ou aqueles que gostam de passeios a luz do dia. Eles ajudam a prevenir doenças graves e deixam as crianças mais seguras.

Fantasias e brincadeiras perigosas

Tomar cuidado com algumas fantasias, brinquedos e brincadeiras também é válido. Brinquedos pontiagudos podem machucar. Máscaras se deslocadas para região da boca e nariz, podem dificultar a respiração. Utilize fantasias folgadas para facilitar a circulação do ar, que sejam mais confortáveis.

2

Flickr: Portal PBH

Cuidado com estranhos

Oriente as crianças sobre os riscos de aceitar convites, objetos e comidas de pessoas desconhecidas. Caso isso ocorra, elas devem procurar pelos pais, responsáveis ou alguma autoridade de segurança imediatamente.

26 de out de 2016

COMENTÁRIOS